Adaptação e desenvolvimento de estratégias de manejo dos componentes do sistema plantio direto para a Amazônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: KURTZ, Paulo Odilon

O Sistema de Plantio Direto (SPD) é uma técnica de cultivo conservacionista em que o plantio é efetuado sem as etapas do preparo convencional da aração e da gradagem. Nessa técnica, é necessário manter o solo sempre coberto por plantas em desenvolvimento e por resíduos vegetais. Essa cobertura tem por finalidade proteger o solo do impacto direto das gotas de chuva, do escorrimento superficial e das erosões hídrica e eólica. O SPD propicia ainda a manutenção e/ou recuperação da matéria orgânica, que é componente fundamental do solo agrícola.
Este importante sistema é o objeto do projeto ‘Adaptação e desenvolvimento de estratégias de manejo dos componentes do sistema plantio direto para a Amazônia’, que pretende pesquisar a adaptação das culturas anuais ao SPD, visando o aumento de produtividade com sustentabilidade ambiental. Tal busca passa pela avaliação de modelos produtivos mais aptos as condições de cada estado da Região Norte do país.
O projeto prevê também a seleção de plantas para formação de palhada e a criação e adaptação de estratégias para controle de insetos-praga, plantas daninhas e doenças, que tem importante papel no desenvolvimento de estratégias para adequação do sistema as condições locais, além de viabilizar as análises econômicas dos diferentes sistemas produtivos, o que ajudará nas escolhas dos modelos mais adequados para cada região.

Situação: concluído Data de Início: Fri Aug 01 00:00:00 GMT-03:00 2014 Data de Finalização: Tue Jul 31 00:00:00 GMT-03:00 2018

Unidade Lider: Embrapa Roraima

Líder de projeto: Edmilson Evangelista da Silva

Contato: edmilson.e.silva@embrapa.br

Galeria de imagens