Produção de compostos bioativos em aroeira e baraúna: subsídios para o manejo sustentável com fins medicinais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A aroeira (Myracrodruon urundeuva) e a baraúna (Schinopsis brasiliensis) são árvores típicas da Caatinga e amplamente utilizadas para diferentes propósitos, principalmente para fins madeireiros e medicinais. A exploração desordenada de ambas ameaça a preservação ecológica de suas populações, tanto pelo corte para uso madeireiro quanto pela retirada predatória de entrecascas das árvores para uso medicinal.

O presente projeto tem como objetivo a caracterização da produção de compostos medicinais de aroeira e baraúna em diferentes partes da planta, em quatro épocas do ano e em três situações de campo, tendo em vista o manejo do extrativismo para fins de uso medicinal.

As informações geradas no projeto serão utilizadas para o estabelecimento de recomendações para a aquisição de biomassa dessas espécies para fins medicinais. Com a realização deste projeto, espera-se promover impactos positivos no manejo de populações naturais de aroeira e baraúna, contribuindo para a conservação e o uso medicinal sustentável das espécies.

Situação: concluído Data de Início: Tue Sep 01 00:00:00 GMT-03:00 2015 Data de Finalização: Sat Aug 31 00:00:00 GMT-03:00 2019

Unidade Lider: Embrapa Semiárido

Líder de projeto: Diogo Denardi Porto

Contato: diogo.porto@embrapa.br