Ações para o desenvolvimento da meliponicultura no Submédio do Vale do São Francisco

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A meliponicultura é a atividade de criação racional de abelhas-sem-ferrão, exige baixo investimento inicial e tem boas perspectivas de retorno financeiro.

Embora existam criadores em todas as regiões do país, a meliponicultura é ainda pouco desenvolvida quando comparada à apicultura. Particularmente, na região do polo de fruticultura irrigada de Petrolina (PE) - Juazeiro (BA) é praticada de maneira rudimentar e informal. Entre os principais problemas locais estão a falta de organização dos produtores, a utilização de colmeias não padronizadas e o pouco uso das Boas Práticas de Fabricação (BPF) para coleta de mel.

Além disso, pelo fato desta ser uma região semiárida há grande dificuldade na manutenção das colônias durante a maior parte do ano quando as plantas que são fontes de alimentos perdem suas folhas e muitas não florescem. Assim, é essencial a realização de estudos para produzir conhecimentos que são essenciais ao manejo e criação sustentável dessas abelhas: dieta alimentar, calendário meliponícola, ração proteica suplementar, qualidade do mel, avaliação da produção de mel e pólen, cadeia produtiva.

Situação: concluído Data de Início: Thu Sep 01 00:00:00 GMT-03:00 2016 Data de Finalização: Mon Dec 31 00:00:00 GMT-03:00 2018

Unidade Lider: Embrapa Semiárido

Líder de projeto: Márcia de Fátima Ribeiro

Contato: marcia.ribeiro@embrapa.br