Construção do conhecimento e sistematização de experiências sobre valoração e pagamento por serviços ecossistêmicos e ambientais no contexto da agricultura familiar amazônica (ASEAM)

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: QUARTAROLI, Carlos Fernando

O projeto “Construção do conhecimento e sistematização de experiências sobre valoração e pagamento por serviços ecossistêmicos e ambientais no contexto da agricultura familiar amazônica (ASEAM)” foi motivado pelo resultado de oficinas organizadas pela Embrapa nos Estados da região Norte. Nestes encontros, atores locais reivindicaram capacitações temáticas com foco na quantificação e valoração de serviços ecossistêmicos (SEs). O projeto visa, portanto, capacitar, disseminar e promover o intercâmbio de conhecimentos sobre valoração econômica de SEs entre diferentes públicos, como produtores rurais, lideranças rurais comunitárias, gestores e técnicos rurais, com base nas experiências locais identificadas. Pretende-se também estruturar uma rede social para troca de conhecimento e experiências destinada ao público-alvo e a especialistas e incentivar a formulação de programas e projetos de pagamentos por serviços ambientais, que possam contribuir para a preservação ambiental. Estudos de casos serão realizados em microbacias hidrográficas localizadas no bioma Amazônia. Esses dados serão inseridos no software InVEST (Integrated Valuation of Ecosystem Services and Tradeoffs) para o cálculo da quantificação e valoração econômica dos SEs. Os resultados obtidos serão apresentados e discutidos com o público-alvo da rede social. Esta ação compõe o Projeto Integrado da Amazônia (PIA), financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em cooperação com o Ministério do Meio Ambiente.

Situação: concluído Data de Início: Tue Jan 01 00:00:00 GMT-03:00 2019 Data de Finalização: Fri Jun 30 00:00:00 GMT-03:00 2023

Unidade Lider: Embrapa Territorial

Líder de projeto: Sérgio Gomes Tôsto

Contato: sergio.tosto@embrapa.br

Galeria de imagens