05/10/22 |

Livro aborda conhecimentos sobre serviços ecossistêmicos e experiências em PSA

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Carlos Quartaroli - Embrapa

Carlos Quartaroli - Embrapa - Habitação típica das áreas de assentamentos do Incra nos municípios de Zé Doca e Governador Newton Bello, no Maranhão (bioma Amazônia)

Habitação típica das áreas de assentamentos do Incra nos municípios de Zé Doca e Governador Newton Bello, no Maranhão (bioma Amazônia)

Está disponível para download gratuito no portal Embrapa o livro Serviços ecossistêmicos e pagamento por serviços ambientais: aspectos teóricos e estudo de caso”. A publicação está organizada em capítulos com abordagens teóricas sobre os serviços prestados pela natureza e casos de pagamentos por serviços ambientais (PSA) no Brasil. A obra também suscita reflexões para o planejamento e execução de políticas públicas de valorização da conservação ambiental. 

Os temas apresentados na obra foram discutidos nas mesas-redondas do seminário “Experiências em serviços ecossistêmicos – Amazônia (on-line)”, promovido pela Embrapa Territorial em março de 2021. Pesquisadores da Embrapa, especialistas na temática e representantes de governos e de empresas prestam colaboração com descrições dos serviços oferecidos pelos ecossistemas naturais amazônicos e dos casos de sucesso e modelos de PSA implantados. O leitor também encontrará uma apresentação do portfólio de projetos da Embrapa em serviços ambientais.

“[A divulgação desse livro] é bem oportuna”, disse Lauro Nogueira,  pesquisador da Embrapa Territorial e um dos editores técnicos, pois, como ele ressalta, as mudanças climáticas tomaram mais evidência com a Convenção de Clima do Rio (1992) e, desde então, a discussão das questões ambientais ganharam força e imprimiram a necessidade de construção de uma agenda verde pelos governos, empresas e comunidade científica. 

Além dessas instituições, o pesquisador acredita que os produtores rurais amazônicos possam espelhar-se nas práticas dos serviços ambientais no contexto dos sistemas agroflorestais (SAFs) e do extrativismo apresentadas na publicação. 

Os assuntos abordados alinham-se com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030, da qual o Brasil é signatário, com destaque para o ODS 1, ODS 4 e ODS 13.

O livro é um dos resultados previstos pelo projeto “Construção do conhecimento e sistematização de experiências sobre valoração e pagamento por serviços ecossistêmicos e ambientais no contexto da agricultura familiar amazônica” (ASEAM). Ele é componente do Projeto Integrado da Amazônia (PIAmz), uma parceria entre a Embrapa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com ações financiadas pelo Fundo Amazônia

Um dos capítulos apresenta as ações socioecológicas desenvolvidas no âmbito das ações do ASEAM, como oficinas realizadas nas comunidades de pequenos produtores rurais com vistas a disseminar o conhecimento sobre serviços ecossistêmicos e PSA em parceria com órgãos de assistência técnica da região. 

Líder do projeto e um dos editores técnicos, Sérgio Tôsto, pesquisador da Embrapa Territorial,  considera que a obra contribui para a divulgação do tema dos serviços ambientais e dos serviços ecossistêmicos, principalmente, por apresentar trabalhos que, em sua maioria, abordam experiências de remuneração da pequena produção da região amazônica. Ele adianta que outro livro será editado pela Embrapa em 2023, com resultados do projeto ASEAM.

 

Alan Rodrigues (MTb 2625/CE)
Embrapa Territorial

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/