Serviços ecossistêmicos e pagamento por serviços ambientais: aspectos teóricos e estudo de caso.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: NOGUEIRA JUNIOR, L. R.; TOSTO, S. G.; FURTADO, A. L. dos S.; PEREIRA, L. C.

Resumo: A natureza fornece diversos serviços ecossistêmicos e nós os utilizamos para o nosso bem-estar de diferentes formas: os alimentos, o abastecimento de água, a recreação, a regulação do clima, entre outros. Contudo, há uma questão importante: o que deve ser feito para garantir os múltiplos usos e serviços que a natureza nos oferta no futuro? Este livro foi elaborado considerando essa questão. Ele é resultado do esforço de pesquisadores da Embrapa e colaboradores de empresas privadas e organizações não governamentais, que trabalham em conjunto para incentivar o uso sustentável dos recursos naturais. Além de apresentar pesquisas e projetos que avançam do campo teórico para o prático, o livro fornece reflexões sobre serviços ecossistêmicos e pagamento por serviços ambientais (PSA). Na construção desta obra, procuramos incluir experiências com diferentes configurações, situadas em especial no bioma Amazônia, e que oferecessem uma visão sobre serviços ecossistêmicos e PSA tanto em escala local como em escala regional. Cada experiência apresenta justificativas, instrumentos, metodologias e resultados úteis, que envolvem atores sociais (agricultores, indígenas, extrativistas, entre outros) e comunidades locais, e exibem os desafios e os mecanismos para obtenção do máximo de benefícios dos serviços ecossistêmicos e o uso racional dos recursos naturais. Essas experiências servem de exemplo para novas iniciativas de PSA, bem como para estabelecer políticas públicas relevantes e agendas técnicas e acadêmicas focadas na economia e conservação ambiental. Assim, foram documentadas informações apresentadas no seminário Experiências em Serviços Ecossistêmicos ? Amazônia (on-line), realizado em março de 2021, de forma virtual, e disponível no canal da Embrapa no YouTube. Esta obra tem como alvo a comunidade empresarial, políticos, tomadores de decisão, pesquisadores, professores, estudantes e todos os interessados em questões sociais, econômicas e ambientais. Ela também visa apoiar o alcance de metas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com destaque para as metas dos objetivos Ação contra a mudança global do clima, Erradicação da pobreza, Educação de qualidade, entre outros. Esperamos que um grande número de leitores aproveite este livro e que os capítulos publicados contribuam para moldar o futuro de um mundo mais sustentável e justo.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Livros

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.