Desenvolvimento de geleia light de morango e abacaxi com linchia®.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BARBOSA, I. J.; YASSIN, L. S.; BORSATO, A. V.; LOBO, A. R.; RAUPP, D. da S.

Resumo: O aumento do sobrepeso e obesidade associado ao hábito de alimentação inadequado vem produzindo na população brasileira, como consequência, um aumento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Contudo, apesar da predominância da oferta de alimentos industrializados, cresce a procura por alimentos saudáveis. Pensando nisso, a pesquisa teve por proposta o desenvolvimento de uma geleia saudável de potencial funcional - light, apresentando redução em açúcar solúvel e em calorias - a partir de uma junção inovadora de ingredientes, o mix de morango e abacaxi com uma farinha de Linchia®. Também, construir um rótulo contendo as informações nutricionais e avaliar a aceitação sensorial da geleia light desenvolvida. O processo recomendado para a fabricação do produto ?geleia light ? mix morango e abacaxi com Linchia®? apresentou: um baixo Brix, igual a 25º (25g de açúcar solúvel estão representados em 100g de geleia); uma alta proporção do mix de polpa igual a 190g em 100g de geleia, sendo 120g de morango e 70g de abacaxi; alto conteúdo do nutriente fibra alimentar, de 3,75g por 100g de geleia; e, a farinha de Linchia® na proporção de 2g em 100g de geleia. Essa geleia light possui, em comparação com uma geleia convencional de 60º Brix: redução de 58,3% de açúcar solúvel e de 54,2% de calorias; maior porcentagem de fruta; e, maior porcentagem do nutriente fibra alimentar. E, obteve dos avaliadores voluntários e não treinados aceitação igual ou acima de 90% para todos os seus atributos sensoriais avaliados, aparência, textura, sabor e percepção da fruta.

Ano de publicação: 2017

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Unidade: Embrapa Pantanal

Palavras-chave: Functional foods, Geléia, Jelly

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.