Identificação de Brucella spp. em bovinos com lesões sugestivas de brucelose.

Enter multiple e-mails separated by comma.

imagem

Authorship: ROSINHA, G. M. S.; SANTOS, L. R. dos; ELISEI, I.; SANCHES, C. C.; BERTOLACCI, M. A. B. C.; MANTOVANI, C.; ELISEI, C.; SOARES, C. O.

Summary: A prevalência de focos da brucelose bovina em propriedades pecuárias no Brasil varia de 0,32% a 41,5%. O Estado de Mato Grosso do Sul tem 41,5% de suas fazendas com pelo menos um animal reagente à prova sorológica. Estes índices por si só são muito expressivos e impactam nos diferentes segmentos das cadeias produtivas da pecuária de corte e de leite, além de implicar em barreira comercial à exportação da carne bovina. Assim, há necessidade de um teste rápido post-mortem, de altas sensibilidade e especificidade que possa ser usado como ferramenta de diagnóstico em sistemas de vigilância sanitária, frente à brucelose bovina. Diante disto, 20 bovinos de diferentes frigoríficos do Estado de Mato Grosso do Sul, que apresentavam lesões sugestivas para brucelose na hora do abate, foram submetidos à coleta de sangue e fragmentos de pulmão, fígado, músculo, linfonodos e ligamento cervical. Dos fragmentos foi realizada a cultura para isolamento de Brucella spp. e, a identidade das colônias obtidas foram confirmadas por AMOS-PCR, para definição de gênero e espécie. Das amostras de sangue foram extraídos os DNA?s para análise por PCR e qPCR com os primers BruAb_0168 (em nível de gênero e espécie). Das 20 amostras cultivadas foram isoladas colônias em 12 amostras (60%), sendo oito (40%) confirmadas pela AMOS-PCR. Destas 8 amostras obtiveram-se 9 isolados de Brucella, pois de um animal foram isoladas, concomitantemente, as cepas selvagem e vacinal. Destes nove isolados, sete foram identificados como B. abortus (biovar 1, 2 e 4) e dois como cepa vacinal B19. As técnicas de PCR e qPCR para amostras de DNA de sangue apresentaram positividade de 90% (18/20) e 95% (19/20) para B. abortus, respectivamente. Com isso, a PCR e qPCR mostraram-se mais eficientes que o isolamento em cultura, na detecção de animais positivos com lesões sugestivas de brucelose bovina, com potencial de serem utilizadas como métodos mais rápidos e eficientes.

Publication year: 2019

Types of publication: Booklets

Observation

Some of Embrapa's publications are published as ePub files. To read them, use or download one of the following free software options to your computer or mobile device. Android: Google Play Books; IOS: iBooks; Windows and Linux: Calibre.

 


Access other publications

Access the Agricultural Research Database (BDPA) to consult Embrapa's full library collection and records.
Visit Embrapa Bookstore to purchase books and other publications sold by Embrapa.