Análise de padrões de consumo de derivados lácteos na região Sudeste.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: SIQUEIRA, P. H. de M.; CARVALHO, G. R.

Resumo: O Brasil é um dos maiores players do mercado de laticínios do mundo, sendo o quinto maior consumidor e o quarto maior produtor de leite, e em particular, a região Sudeste é responsável por cerca de 40% desta produção ao longo últimos anos. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a evolução dos padrões de consumo de derivados lácteos, por meio das elasticidades-renda da demanda desagregadas entre produtos correspondentes à este grupo para a região Sudeste. Foram utilizados dados das edições de 2002-2003, 2008-2009 e 2017-2018 da Pesquisa Orçamentária Familiar (POF) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desagregados em regiões e faixas de renda, utilizando o método de Mínimos Quadrados Ponderados e como fator de ponderação a população em cada faixa de renda. Na análise intertemporal das elasticidades, pôde-se observar que o agregado dos produtos de Leites e derivados apresentou crescimento das duas últimas pesquisas para a mais recente. Quanto ao desagregado dos produtos, apenas o grupo de Queijos apresentou crescimento médio entre os períodos, ultrapassando a elasticidade unitária na pesquisa de 2017-2018. Além da análise intertemporal, foi realizada também uma análise entre estratos de renda para a POF mais recente, e esta investigação apresentou que o estrato com as maiores elasticidades para os produtos foi o central, ilustrando o potencial de crescimento na aquisição de produtos lácteos entre a parcela da população que se enquadra na classe média.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Software

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.