A variabilidade espacial da vazão de gotejadores afeta a performance da irrigação localizada para o cultivo de videiras viníferas.

Enter multiple e-mails separated by comma.

imagem

Authorship: FARINASSI, L. G.; COSTA, B. R. S.; BASSOI, L. H.

Summary: O desempenho de um sistema de irrigação por gotejamento instalado em um vinhedo comercial foi avaliado conforme medidas da vazão dos emissores (L h-1 ) e cálculo dos coeficientes de uniformidade de distribuição (CUD, %) e de Christiansen (CUC, %), além da eficiência de aplicação (Ea, %). Cento e vinte pontos de coleta foram distribuídos ao longo da área para fins de caracterização da variabilidade espacial da vazão dos gotejadores por meio de análise geoestatística, seguida da predição espacial por krigagem. O sistema de irrigação avaliado apresentou uniformidade adequada, dada a classificação dos valores do CUD (89,41%, ?bom?) e CUC (93,64%, ?excelente?). Entretanto, a Ea (80,47%) apresentou-se abaixo dos valores de referência para sistema de irrigação localizada (90 - 95%). A variabilidade espacial da vazão dos emissores foi identificada e duas zonas homogêneas (ZH) foram delimitadas no vinhedo, as quais apresentaram diferença significativa entre si quanto a mediana da vazão precipitada pelos emissores. Como efeito, estimou-se que a irrigação total necessária (lâmina bruta) aplicada no decorrer de dois ciclos de produção da videira foi variável de acordo com cada zona delimitada no vinhedo.

Publication year: 2022

Types of publication: Artigo em anais e proceedings

Observation

Some of Embrapa's publications are published as ePub files. To read them, use or download one of the following free software options to your computer or mobile device. Android: Google Play Books; IOS: iBooks; Windows and Linux: Calibre.

 


Access other publications

Access the Agricultural Research Database (BDPA) to consult Embrapa's full library collection and records.
Visit Embrapa Bookstore to purchase books and other publications sold by Embrapa.