O mercado consumidor de produtos da aquicultura no Brasil.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PEDROZA FILHO, M. X.; FLORES, R. M. V.; CHAVES, T. C. B.

Resumo: A aquicultura brasileira enfrenta muitos desafios que envolvem o consumo interno, dentre eles a falta de informações quanto aos hábitos e à frequência de consumo. Neste estudo, foram avaliadas as preferências e as frequências de consumo das principais espécies cultivadas, a partir de entrevistas on-line com 1.509 consumidores. O estudo revelou mudanças de comportamento nos hábitos de consumo do pescado por influência da pandemia da Covid-19, como nas preferências do local de consumo e do local de compra do pescado. Além disso, o estudo confirmou que tilápia, tambaqui e camarão são as espécies preferidas. Outro aspecto observado foi a inversão de preferência do pescado, em que a maioria dos consumidores escolheu peixes de água doce em detrimento dos de água salgada (mar); porém, uma grande parcela dos consumidores demonstrou pouco conhecimento sobre a forma de produção das espécies. Portanto, ressaltamos a importância de investir na divulgação de mais informações sobre o pescado, para que o consumidor possa explorar de forma mais eficiente a variedade de produtos que a aquicultura nacional pode oferecer. As informações contidas neste estudo visam a colaborar com o desenvolvimento de estratégias comerciais para o crescimento tanto da produção quanto da comercialização de produtos da aquicultura.

Ano de publicação: 2023

Tipo de publicação: Folhetos

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.