15/11/12 |   Agroecology and organic farming  Plant production

Prosa Rural - Consórcio de café com leguminosas para manejo de plantas daninhas

Enter multiple e-mails separated by comma.

Novembro/2012 - 3ª semana - Região Centro-Oeste/Sudeste

A adequação da cafeicultura às atuais exigências de mercado tem requerido inovação do sistema de produção através da utilização de boas práticas agrícolas, que priorizem a redução de insumos industrializados e a conservação dos recursos ambientais. O manejo de plantas daninhas por meio da consorciação de leguminosas herbáceas com a cultura do café é uma alternativa viável e inovadora, que será apresentada passo a passo no programa Prosa Rural.

No sistema de produção do café sob condução convencional o controle das plantas daninhas envolve mais as práticas de capina com enxada e de roçadas mecanizadas juntamente com o uso expressivo de herbicidas. Na cafeicultura de base ecológica, o manejo das plantas daninhas é caracterizado por limitações no uso do controle químico, implicando maior custo dependendo da idade, desenvolvimento e espaçamento da lavoura.

A cobertura do solo com leguminosa é um método cultural alternativo que faz parte do manejo integrado das plantas daninhas, cujas características da espécie consorciada com cafeeiros, podem promover interferências físicas, químicas e biológicas nas plantas daninhas. A alternativa do consórcio de café com leguminosas, ao mesmo tempo em que é de fácil adoção, tem baixo custo e contribui de forma eficiente o problema da lavoura com plantas daninhas.

Saiba mais sobre este assunto ouvindo o Prosa Rural desta semana, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Centro-Oeste/Sudeste

 

Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Embrapa Café

Press inquiries

Phone number: (61) 3448-4566

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/

Find more news on:

2012