01/03/07 |   Family farming  Agroecology and organic farming

Prosa Rural - Produção de salgadinhos de feijão-caupi

Enter multiple e-mails separated by comma.

Março/2007 - 1ª semana - Região Semiárido

O feijão-caupi ou feijão de corda é um produto tradicional na agricultura familiar nordestina, sendo uma das leguminosas mais exploradas pelos produtores da região. Uma das facilidades que eles encontram é o fato de o feijão caupi ter um ciclo de produção curto e ser uma cultura de baixa exigência hídrica. A Produção de salgadinhos de feijão-caupi é uma alternativa para o produtor diminuir o desperdício do feijão na fase pós-colheita e que pode ajudá-lo a aumentar sua renda.

Uma parte da produção acaba sendo desperdiçada porque, cerca de dois meses após a colheita, o feijão perde um pouco sua qualidade - os grãos ficam mais escuros e demoram mais tempo para cozinhar. Durante o programa, o pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, Edy Britto, ensina, detalhadamente, o processo de produção de salgadinhos de feijão-caupi. "É um produto que tem o dobro da proteína da batata frita e a metade da gordura", explica o pesquisador. Uma das grandes vantagens do salgadinho de feijão-caupi é que ele pode ser produzido e congelado durante meses.

As etapas para a produção do salgadinho são fáceis de executar. Primeiro, os grãos secos são triturados e imersos em água para facilitar a retirada da casca. Depois, o excesso de casca deve ser retirado com uma peneira. Aí, a massa deve ser macerada até ficar homogênea e pronta para ser modelada. É possível fazer os salgadinhos em formato palito, como batatas-fritas, por exemplo. Por fim, é só fritar ou congelar o produto. Não é necessária nenhuma outra matéria-prima além do próprio feijão-caupi para fazer o salgadinho, que não perde nenhuma propriedade do feijão, uma importante fonte energética e nutricional.

Região Semiárido

 

Teresa Barroso (DRT 812 CE JP)
Embrapa Agroindústria Tropical

Press inquiries

Phone number: (85) 3299-1907

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/

Find more news on:

2007