Workshop
Schedule 2024-04-03 00:00:00.0 2024-04-05 00:00:00.0 America/Sao_Paulo V Workshop de Melhoramento Vegetal - Uso de imagens na fenotipagem de plantas <div style="font-size: 10pt; font-weight: normal;"><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">A Diretoria da Regional da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas do Mato Grosso do Sul (SBMP-MS) tem o prazer em convidá-los a participar do 5º Workshop de Melhoramento Vegetal, que acontecerá entre os dias 03 e 05 de abril de 2024, na sede da Embrapa Gado de Corte. Na ocasião, trataremos do tema "Uso de imagens na fenotipagem de plantas".</span></font></div><div style="font-size: 10pt; font-weight: normal;"><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">As imagens de sensores (RGB, multi e hiperespectrais) obtidas por drones, câmeras digitais e outras plataformas de campo ou laboratório têm se mostrado bastante eficientes na fenotipagem em programas de melhoramento. Para isso utiliza-se conhecimentos multidisciplinares de biologia, agronomia, robótica, sensoriamento remoto e ciências de dados. A prática tem elevado a eficiência dos programas de desenvolvimento de cultivares.</span></font></div><div style="font-size: 10pt; font-weight: normal;"><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">O tema será abordado por meio de palestras e atividades práticas, somando uma carga horária de 18 horas. Para isso, contaremos com a presença de pesquisadores com larga experiência e contribuição internacional no tema, apresentando o estado-da-arte e a importância da prática para o cenário atual de melhoramento. </span></font></div><div style="font-size: 10pt; font-weight: normal;"><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Este é o quinto encontro promovido pela regional que há 10 anos está empenhada em promover a interação entre profissionais e estudantes da área de melhoramento vegetal do Estado do Mato Grosso do Sul.</span></font></div><div style="font-size: 10pt; font-weight: normal; font-family: Arial, Verdana; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal;"><br></div><div style="font-family: Arial, Verdana; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal;"><span style="font-weight: bold; color: rgb(255, 0, 0); font-size: large;">Inscrições: <a href="https://sites.google.com/view/wmv2024/inscri%C3%A7%C3%B5es?authuser=0" style="">https://sites.google.com/view/wmv2024/inscri%C3%A7%C3%B5es?authuser=0</a></span></div><div style="font-family: Arial, Verdana; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal;"><br></div><div style="font-family: Arial, Verdana; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal;"><br></div> Campo Grande, MS, Brazil Mateus Figueiredo Santos mateus.santos@embrapa.br yyyy-MM-dd
Logo
Logo
In-person event

Workshop

V Workshop de Melhoramento Vegetal - Uso de imagens na fenotipagem de plantas

A Diretoria da Regional da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas do Mato Grosso do Sul (SBMP-MS) tem o prazer em convidá-los a participar do 5º Workshop de Melhoramento Vegetal, que acontecerá entre os dias 03 e 05 de abril de 2024, na sede da Embrapa Gado de Corte. Na ocasião, trataremos do tema "Uso de imagens na fenotipagem de plantas".
As imagens de sensores (RGB, multi e hiperespectrais) obtidas por drones, câmeras digitais e outras plataformas de campo ou laboratório têm se mostrado bastante eficientes na fenotipagem em programas de melhoramento. Para isso utiliza-se conhecimentos multidisciplinares de biologia, agronomia, robótica, sensoriamento remoto e ciências de dados. A prática tem elevado a eficiência dos programas de desenvolvimento de cultivares.
O tema será abordado por meio de palestras e atividades práticas, somando uma carga horária de 18 horas. Para isso, contaremos com a presença de pesquisadores com larga experiência e contribuição internacional no tema, apresentando o estado-da-arte e a importância da prática para o cenário atual de melhoramento. 
Este é o quinto encontro promovido pela regional que há 10 anos está empenhada em promover a interação entre profissionais e estudantes da área de melhoramento vegetal do Estado do Mato Grosso do Sul.



  • Total workload | 18h
  • Workshop | Audience restriction: Open
  • Schedule | check out the schedule

Contact

Mateus Figueiredo Santos
6733682234
mateus.santos@embrapa.br

Venue

  • Embrapa Beef Cattle | Avenida Rádio Maia 830, Zona Rural, Campo Grande - MS

Schedule

Previous Next
Schedule
Atividade
Venue
08:00 - 09:30
Fenômica aplicada ao melhoramento de plantas (teoria)
Dr. Filipe Matias
Auditório Nelore
10:00 - 11:30
Coleta de imagens com drones e uso de pontos de controle
Dr. Filipe Matias
Campo experimental
13:00 - 14:00
Construção de ortomosaicos
Dr. Filipe Matias
Auditório do SENAR-MS
14:00 - 15:00
Extração de dados de imagens
Dr. Filipe Matias
Auditório do SENAR-MS
15:30 - 17:30
Correlação, PCA, Herdabilidade e Predição da Produção
Dr. Filipe Matias
Auditório do SENAR-MS
Schedule
Atividade
Venue
08:00 - 09:30
Teoria de fotografia e imagens
Dr. Parag Bhatt
Auditório Nelore
10:00 - 11:30
Métodos de segmentação de imagens
Dr. Parag Bhatt
Auditório Nelore
13:00 - 14:00
Aplicação do aprendizado de máquinas (prática)
Dr. Parag Bhatt
Auditório do SENAR-MS
14:00 - 15:00
Identificação de tipos de sementes (prática)
Dr. Parag Bhatt
Auditório do SENAR-MS
15:30 - 17:30
Fenotipagem de doenças (prática)
Dr. Parag Bhatt
Auditório do SENAR-MS
Back to Top