01/09/02 |

Feijões especiais para a agricultura familiar

Enter multiple e-mails separated by comma.

A Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, juntamente com a Agência Rural (antiga Emater-GO) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg), promove dia 21 de setembro, das 8h às 13h30, dia-de-campo no assentamento São Sebastião, em Silvânia (GO), a 120 quilômetros de Goiânia. Os participantes do evento irão conhecer uma alternativa de produção de feijão para a agricultura familiar. Trata-se dos feijões especiais, variedades de grão graúdo, diferentes do tipo carioca, preto e mulatinho, bem populares no Brasil.

Em uma área de meio hectare, pesquisadores da Embrapa apresentam uma linhagem de feijão branco e uma variedade de feijão rajado. O objetivo é mostrar opções ao pequeno agricultor que permitam o aumento de sua renda, por meio da produção de feijões especiais, vendidos ao consumidor por preços que chegam a custar até mais que o dobro do quilo do feijão tradicional.

Apesar dos feijões carioca e preto representarem, respectivamente, 70% e 17% do consumo nacional, existe demanda para a produção de grãos diferenciados no país. Segundo técnicos da Embrapa, o Brasil importa anualmente 15 mil toneladas de feijão branco, ao preço de mil dólares a tonelada.

A variedade de feijão rajado, chamada de BRS Radiante, possui grãos de cor bege com listras e pontuações cor vinho. O material será lançado em março de 2003 com indicação para plantio nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, além do Distrito Federal.

Os técnicos da Embrapa acreditam que os feijões especiais proporcionarão competitividade à agricultura familiar. Nos cerrados da região Centro-Oeste, há pequenos agricultores com kits de irrigação convencional e que cultivam feijão no inverno para consumo próprio e venda do excedente. Contudo, eles não conseguem concorrer em produtividade e em comercialização com o grande produtor que utiliza irrigação via pivô central e produz em larga escala, possuindo maior poder de barganha.

Os feijões especiais seriam uma alternativa para colocar no mercado interno um produto diferenciado e de maior valor e, a longo prazo, seria possível pensar até mesmo na exportação, uma vez que, no mercado internacional, o produto transacionado são os feijões de grão graúdo.

Os feijões especiais recebem esse nome porque a massa relativa a 100 sementes pesa mais que 30 gramas. Em termos comparativos, a massa de 100 sementes do feijão carioca é de 22 gramas. A massa de 100 sementes da BRS Radiante é de 43 gramas.

Serviço:

Dia-de-Campo: Feijões especiais na Agricultura Familiar Data: 21/09/2002, das 8h às 13h30 Local: Silvânia - GO/ Assentamento São Sebastião/ Propriedade de João Divino do Carmo (João Bobagem). Informações: (62) 533-2110.

Rodrigo Peixoto - 1.077 MTb/GO Embrapa Arroz e Feijão Fone: (62) 533-2108 E-mail: rpbarros@cnpaf.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Feijão 

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/