01/09/02 |

Pesquisadores de três países discutem problemas e soluções para a Amazônia

Enter multiple e-mails separated by comma.

A pesquisa na Amazônia está no estágio do descobrimento e geração do conhecimento básico. Pelo menos é o que pensam vários dos especialistas que dirigem ou fazem ciência na região. E a diversidade é tão grande que, para efeitos de pesquisa e planejamento, a região está sendo dividida em "23 amazônias", facilitando a sistematização de dados sobre clima, vegetação, botânica, aves, peixes, solos, fungos, bactérias, vírus (de espécies vegetais e animais), povos indígenas, meio ambiente e biodiversidade de modo geral.

Apenas a Embrapa mantém na região cerca de 300 pesquisadores, envolvidos na liderança de mais de 50 grandes projetos, dos quais também participam cientistas de outras regiões e instituições. Vale lembrar que a Amazônia é composta por sete países e só no Brasil ocupa mais de 40% do território nacional, atingindo nove estados.

A diversidade e a integração de ecossistemas amazônicos interagem de tal forma que ações de ocupação ou desenvolvimento num determinado local repercutem sobre as características do ecossistema em outra região. Daí a urgência de encarar os desafios e encontrar soluções conjuntas.

Esta é a proposta do Programa Cooperativo de Investigación y Transferencia de Tecnologia para los Trópicos Suramericanos (Procitropicos), gerido por instituições de pesquisa dos sete países amazônicos (Peru, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa).

Durante a Amazontech 2002, que acontece em Rio Branco (AC) de 17 a 22 de setembro, o Procitropicos estará presente através do Encontro Trinacional: Bolívia, Brasil e Peru - Integração tecnológica e comercial para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O Encontro está sendo articulado pela Embrapa Acre e pelo IICA (Instituto Interamericano de Cooperación para la Agricutura) e reunirá pesquisadores do Brasil, Peru e Bolívia no Auditório da Casa da Indústria entre os dias 17 e 20 de setembro. Dirigentes, pesquisadores, professores, empresários, técnicos e estudantes estarão discutindo: 1) visão socioeconômica e ambiental dos países que integram o ecossistema amazônico; 2) plataforma tecnológica agropecuária e as oportunidades de desenvolvimento sustentável; 3) zoneamento econômico ecológico; 4) integração tecnológica hoje e novas tendências; e, 5) políticas e ações para integração tecnológica e comercial para a Amazônia.

Ao final do Encontro, as conclusões serão condensadas na Carta do Acre, que se tornará um compromisso firmado entre representantes de instituições de pesquisa e extensão, autoridades públicas e agentes de fomento do Brasil, Peru e Bolívia. Conheça a programação da Amazontech 2002 no site www.amazontech2002.com.br e nos folderes disponíveis no Sebrae Acre. Outras informações: Mauricília Pereira Embrapa Acre Endereço eletrônico: cila@cpafac.embrapa.br fone: (68)212 3200.

Soraya Pereira Embrapa Acre endereço eletrônico: soraya@cpafac.embrapa.br. Fone: (68) 212 3200  

Tema: Ecossistema\Amazônia 

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/