24/04/08 |

Presidentes do Brasil e de Gana conhecem atuação da Embrapa na África

Enter multiple e-mails separated by comma.

O último domingo ( 20) foi um dia especial para a Embrapa África. O presidente Luis Inácio Lula da Silva e o presidente de Gana, John Koufour, inauguraram o prédio que vai abrigar a sede do escritório da Embrapa para a África.

Cerca de 200 pessoas estiverem presentes no evento, onde também foi firmado um acordo entre a Embrapa e a empresa brasileira Constran, que em parceria com organização privada de Gana, irá cultivar área de 30 mil hectares de cana na região, com apoio técnico da Embrapa.

Após a inauguração, os dois presidentes conheceram as novas instalações e assistiram a uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido pela Embrapa África em seu primeiro ano de funcionamento. O presidente Lula enalteceu a importância do comprometimento da Embrapa com o desenvolvimento da agricultura nos países africanos.

Lula destacou os trabalhos de articulação de parceria entre a iniciativa privada brasileira e africana e a reestruturação de programas de pesquisa de instituições africanas, além de frisar a questão dos biocombustíveis.  O presidente também mencionou uma possível parceria, disponibilizando tecnologia de monitoramento por satélite e sua aplicação em países africanos.

Já o presidente de Gana, John Koufour, reforçou a atenção que seu pais está dando ao assunto de regulamentação do uso de biocombustiveis. No mesmo tema, a Embrapa estará, no futuro próximo, implementando um projeto de cooperação com Gana, financiado pela ABC.

O diretor-presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, que durante a cerimônia assinou o memorando de entendimento com a empresa Constran, afirmou que o fortalecimento das relações Brasil-Gana é uma iniciativa que deve servir de vitrine para as tecnologias da Embrapa para o continente.

Segundo o coordenador técnico da Embrapa África, Cláudio Bragantini, as atividades do escritório da Embrapa em Accra, capital de Gana, vêm se concentrando em três grandes áreas: o atendimento às demandas do Ministério das Relações Exteriores, a busca de parcerias com organismos internacionais e o atendimento a demandas da iniciativa privada.

"O escritório vem atuando fortemente na articulação de parcerias entre as iniciativas privadas brasileiras e de países africanos, no assessoramento técnico a projetos de transferência de tecnologia, no fortalecimento da capacidade inovativa das instituições de pesquisas locais e em consultorias para o desenvolvimento de projetos na área de biocombustíveis", explica Bragantini.

17 países Africanos foram visitados e outros 13 países receberam atendimento à distância. Acordos de cooperação vêm sendo negociados. Em Angola, A Embrapa África vem atuando em parceria com a FAO, na reforma do programa de pesquisa da instituição de pesquisa local e, em Gana, há um comprometimento especial para fazer do país um pólo de referência regional em agricultura para os demais países africanos.

Carina Gomes(MTb3914/PR)Embrapa SojaContatos:(43) 3371 6067carina@cnpso.embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/