22/04/08 |

Embrapa Gado de Leite tem autorização para pesquisas com OGMs

Enter multiple e-mails separated by comma.

A Embrapa Gado de Leite está autorizada a desenvolver atividades que envolvam organismos geneticamente modificados. A autorização foi dada em dezembro do ano passado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio. Até então, a unidade estava impedida de propor e executar ações que envolvessem o uso de técnicas de DNA Recombinante.

Para obter a autorização, foi realizado um longo percurso que teve início em 2006. Naquele ano, foi criada a Comissão Interna de Biossegurança (CIBio). O objetivo da Comissão era adequar atividades e projetos propostos à legislação de biossegurança, além de requerer o Certificado de Qualidade em Biossegurança à CTNbio.

Durante o processo, foram definidos grupos de trabalho e realizadas reuniões para analisar e preparar os requisitos necessários à aprovação do pedido. Foram também realizados seminários e cursos e capacitação em biossegurança.

A solicitação foi deferida pela CTNBio e publicada no Diário Oficial da União em 18/12/2007, sob o número 244/2007. A partir desta data a Unidade está autorizada a executar projetos de pesquisa em regime de contenção com animais e microorganismos geneticamente modificados em seus laboratórios.

Os organismos que serão manipulados na instituição são linhagens comerciais de Escherichia coli, genes de Bos taurus, Bos indicus, linhagem vacinal do vírus da vaccínia, Baculovírus da linhagem AcMNPV, genes de Staphylococcus simulans.

A CIBio da Embrapa Gado de Leite é composta pelos seguintes pesquisadores: Marta Fonseca Guimarães (presidente), Antônio Cândido Ribeiro, Antônio Vander Pereira, Célio Freitas, Edna Arcuri, Leônidas Passos, Luiz Sérgio Camargo (secretário), Marco Antonio Machado, Pedro Arcuri, Carla Lange e Juliana Leite.

Marcos Lopes La Falce(MTb 3526/MG)Embrapa Gado de LeiteContatos:(32) 3249 4719

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/