22/04/08 |

Prêmio Frederico de Menezes Veiga será entregue hoje

Enter multiple e-mails separated by comma.

A premiação da 30ª edição do Prêmio Frederico de Menezes Veiga acontece nesta tarde (23), a partir das 15h, em solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Os  escolhidos deste ano foram a pesquisadora Wania Maria Gonçalves Fukuda, da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas – BA), e o engenheiro agrônomo Glauco Olinger, consultor da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/SC). Além dos dois, o engenheiro agrônomo Luiz Fernando Cirne Lima receberá uma homenagem especial pelos anos dedicados ao desenvolvimento da agricultura do país.

Wania Fukuda desenvolve um trabalho baseado na inclusão de agricultores e extensionistas de forma mais ativa no processo de melhoramento genético da mandioca. A aplicação desse modelo mais participativo facilitou o entendimento sobre as vantagens e desvantagens da adoção do produto gerado pela pesquisa, fazendo com que as variedades melhoradas fossem efetivamente adotadas pelos agricultores de base familiar. O trabalho, iniciado em 1993, já foi adotado em grande número de municípios do Nordeste brasileiro.

Aos 86 anos, Glauco Olinger dedicou grande parte de sua vida às atividades de ensino, pesquisa e extensão rural. Orientou vários arranjos para o desenvolvimento da moderna agricultura de Santa Catarina, modelo para vários outros estados brasileiros. Contribuiu para o desenvolvimento das cadeias produtivas de arroz irrigado, maçã, uva, gado de leite, suínos e aves, dentre outros. Também assessorou a criação de alguns centros de pesquisa da Embrapa, tendo fundamental participação na fundação da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia – SC).

Gaúcho de Porto Alegre, Luiz Fernando Cirne Lima formou-se em Agronomia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1954. Foi professor de zootecnia até ser indicado, aos 36 anos, para assumir o Ministério da Agricultura durante o governo Médici. Mais jovem ministro da área que o país já teve, Cirne Lima foi responsável pela pasta entre 1969 e 1973. Foi um dos idealizadores da Embrapa. É engenheiro agrônomo e empresário rural.

30ª EdiçãoO tema deste ano é "Integração Pesquisa e Extensão: Fator de Sucesso da Moderna Agricultura Brasileira". A premiação é promovida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e conta com o apoio da revista Globo Rural, publicação da Editora Globo. A premiação consiste numa peça de arte, um diploma e uma quantia de R$ 77.810,30 (setenta e sete mil oitocentos e dez reais e trinta centavos) para cada um dos vencedores.

Desde 1975 (o prêmio não foi entregue em 1985, 1986, 1987 e 1991), já foram indicados 340 pesquisadores, sendo 142 da Embrapa e 198 de instituições parceiras. Até este ano, 84 pessoas já foram agraciadas. O nome do prêmio é uma homenagem ao pesquisador amazonense que desenvolveu novas variedades de cana-de-açúcar e ajudou a colocar o Brasil numa posição de destaque como maior produtor mundial e um dos maiores exportadores do produto.

Vitor Moreno (DRT 38057/SP)Assessoria de Comunicação Social – EmbrapaTelefone: (61) 3448-4039E-mail: vitor.moreno@embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/