25/04/08 |

Seminário apresenta os novos híbridos de maracujá

Enter multiple e-mails separated by comma.

Acontece na sexta-feira (25), em Bauru (SP), o Seminário "Inovações Tecnológicas em Maracujá Amarelo" promovido pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Bauru, em parceria com a Agencia Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – APTA, Embrapa Cerrados e Embrapa Transferência de Tecnologia por intermédio do Escritório de Negócios de Campinas (SP), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

No Seminário serão apresentados os novos híbridos de maracujá BRS Gigante Amarelo, BRS Ouro Vermelho e BRS Sol do Cerrado, desenvolvidos na Embrapa Cerrados, em palestra proferida por Nilton Junqueira pesquisador da empresa, explicando as características das novas cultivares e Ciro Scaranari, técnico da Embrapa Transferência de Tecnologia informando sobre as formas de acesso aos novos híbridos.

Na seqüência da programação do Seminário, outra palestra vai mostrar como os produtores da Associação de Fruticultores de Bauru e Região (Bauru Frutas) têm feito o manejo do vírus do Endurecimento dos Frutos. Para finalizar o evento, será aberta a discussão sobre a edição de uma portaria estadual para auxiliar no manejo deste vírus.

A exemplo de outras culturas como citrus, mamão, algodão entre outras, que já tem medidas legislativas de controle de problemas fitossanitários da cadeia produtiva, os produtores vão discutir uma proposta de portaria estadual para a cultura do maracujá, com foco no combate ao vírus do Endurecimento dos Frutos.

 Cultivares de maracujá da Embrapa

As cultivares desenvolvidas pela Embrapa Cerrados tem algumas características comuns, tais como: maior quantidade de vitamina C, bom rendimento de polpa e frutos apropriados para indústria e mesa, além de maior "durabilidade de prateleira".

A BRS Gigante Amarelo produz frutos homogêneos, resistentes ao transporte e possui tolerância à antracnose e bacteriose. A BRS Ouro Vermelho produz frutos de formato oblongo e casca avermelhada e é tolerante as principais doenças foliares. A BRS Sol do Cerrado produz frutos grandes com formato oblongo e também possui tolerância às principais doenças foliares do maracujazeiro.    Vera Scholze Borges MTb 72462

Serviço:

Data: 25/04/08.  Horário: 08 horas.

Local: Centro Rural de Tibiriçá. End.: Rod. Marechal Rondon, Km 360 - Distrito de Bauru (SP). Informações: (14) 3235-1084 e 3234-2938 e-mail: agricultura@bauru.sp.gov.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/