24/04/08 |

Encontro aborda coleta e conservação de recursos genéticos de arroz

Enter multiple e-mails separated by comma.

A Embrapa Amazônia Oriental promove em Belém, na quinta (24) e sexta-feira (25), o workshop "Coleta e conservação de recursos genéticos de arroz". Durante o evento os pesquisadores vão discutir estratégias para evitar a erosão genética relacionada ao arroz no Pará, um dos poucos estados brasileiros que ainda não coletaram os recursos genéticos dessa espécie vegetal.   

A conservação genética de espécies vegetais servirá para que no futuro, - e isso inclui centenas ou milhares de anos adiante -, se uma variedade desaparecer no campo ou se descaracterizar será possível recuperá-la tal qual era originalmente.

De acordo com o pesquisador Altevir de Matos Lopes, que trabalha com melhoramento genético na Embrapa Amazônia Oriental e é responsável pela organização do evento, a coleta e a conservação de espécies vegetais também reduz a possibilidade de escassez de alimentos em decorrência do mal uso dos recursos naturais.

Os pesquisadores da Embrapa planejam até o final do ano, coletar o máximo de espécies silvestres e variedades tradicionais de arroz nos 143 municípios do Pará, para depois caracterizar as amostras enviadas pelos agricultores e conservá-las numa câmara fria com temperatura de 20 graus negativos. A conservação é feita na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF)

Durante o evento (auditório da UEPA, na Trav. Dr. Enéas Pinheiro, 2626, abertura às 10h do dia 24/4), os participantes irão articular estratégias para coleta e conservação das espécies de arroz e discutir técnicas de armazenamento desse material genético. Entre os palestrantes está Márcio Elias Ferreira, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF), referência mundial em recursos genéticos.

O pesquisador Altevir Lopes explica algumas diferenças básicas entre os termos que estarão em evidência nos dois dias do evento. "Recurso genético está relacionado à informação genética que tem uma utilidade real ou potencial para a humanidade, por isso é tão valioso. Germoplasma refere-se ao patrimônio genético de uma espécie. As plantas e sementes são consideradas germoplasma quando mantidas conservadas com o objetivo de estudo, manuseio ou utilização da informação genética contida nelas".

Izabel Drulla Brandão (MTb 1084/PR) Embrapa Amazônia Oriental Contato: (91) 3204 1200 – izabel@cpatu.embnrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/