29/04/08 |

MS terá Zoneamento Ecológico-Econômico

Enter multiple e-mails separated by comma.

A Embrapa, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, articula com o Governo do Mato Grosso do Sul parceria para a realização do estudo de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do estado. O pedido foi feito pelo próprio governo, através do secretário estadual de meio ambiente, Carlos Alberto Negreiros Said Menezes. Foi solicitado à Embrapa o desenvolvimento de diversas temáticas que envolvem o ZEE-MS. No dia 10 de maio será entregue aos membros do governo do Mato Grosso do Sul a proposta detalhada da parceria.

O estudo está a cargo da Embrapa Informática Agropecuária, unidade da Embrapa sediada em Campinas/SP. O pesquisador João Vila, responsável pelo projeto, acredita que o amplo conhecimento que a empresa possui chama a atenção dos governos para a realização de parcerias. "Tudo está ligado com a competência da empresa", ressalta Vila. De acordo com o pesquisador, estudos de ZEE de outros estados brasileiros também tiveram a participação da Embrapa.

Um termo de referência já havia sido entregue ao governo em 2007 demonstrando o conteúdo de cada etapa do estudo. Esse termo prevê a participação de ao menos outras quatro unidades da Embrapa, Gado de Corte (Campo Grande), Pantanal (Corumbá-MS), Agropecuária Oeste (Dourados-MS) e Solos (Rio de Janeiro-RJ).

No caso das temáticas que não são competência da empresa, a Embrapa em parceria com a comissão do ZEE estadual, identificou possíveis instituições parceiras para realização do ZEE-MS.

O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) é um instrumento da Política Nacional do Meio-Ambiente que visa dotar o Governo do Estado de informações técnicas, diagnosticando a vulnerabilidade e potencialidade natural e socioeconômica do Estado.

O ZEE-MS fará um prognóstico do uso do território, indicando ao governo sul mato-grossense como e onde estão as melhores oportunidades para investimentos através da possibilidade do uso dos recursos ambientais, de maneira a promover simultaneamente o crescimento econômico, desenvolvimento social e preservação do meio ambiente.

Elizabete Antunes - Mtb 744/DF

Colaboração: Bruno Gâmbaro PereiraEmbrapa Informática Agropecuáriacontato: (19) 3789-5747brunogp@cnptia.embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/