05/05/08 |

Curso de criação de percevejos em laboratório

Enter multiple e-mails separated by comma.

Começa na segunda-feira ( 5)  e segue até sexta-feira(9 ) das 8h30 às 17h, o workshop sobre Criação de Percevejos em Laboratório, na Embrapa Soja (Londrina-PR), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O curso apresenta todos os passos necessários para a criação de percevejos, além de dietas naturais e artificiais e os últimos avanços da área.  O evento reúne profissionais de cooperativas e indústrias, de universidades e de institutos de pesquisa do Brasil, Uruguai e Argentina.

De acordo com o coordenador do workshop, o pesquisador da Embrapa Soja, Antônio Ricardo Panizzi, a criação de percevejos em laboratório tem como grande vantagem a padronização. A criação em laboratório precisa a idade, o tamanho, a coloração e o gênero do inseto, por exemplo.

Esta homogeneidade dos insetos-cobaias é fundamental para o resultado final de um experimento em variadas linhas de pesquisa.  "Os insetos podem ser usados desde testes para o desenvolvimento de cultivares resistentes a eles até testes de eficiência de inseticidas químicos e produtos de controle biológico", explica Panizzi.

Segundo ele, os percevejos são pragas que causam prejuízos econômicos em muitas culturas. No caso da soja, os percevejos ao lado das lagartas, são consideradas as principais pragas. Para Panizzi a criação de insetos pode ser um negócio lucrativo, tanto que cada percevejo chega a custar R$2,00. No Brasil, existem, pelo menos, duas empresas que produzem insetos para comercialização: parasitóides e predadores (insetos usados para controle biológico), insetos-pragas (causam danos às culturas agrícolas) e insetos que podem ser usados sem fins de pesquisa. "Já existem empresas especializadas, por exemplo, em criar borboletas para soltá-las em festas", conta Panizzi.

Mais informações pelo telefone (43) 3371- 6069, ou ainda pelo site http://www.cnpso.embrapa.br/workpercevejo.pdf.

Jornalista: Lebna Landgraf (MTb 2903)Embrapa SojaTelefone: (43) 3371-/6061E-mail: lebna@cnpso.embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/