05/05/08 |

Agricultura Tropical é tema de coletânea

Enter multiple e-mails separated by comma.

Proporcionar a compreensão do desenvolvimento da agricultura tropical no Brasil é uma das propostas da coletânea "Agricultura Tropical: Quatro décadas de inovações tecnológicas, institucionais e políticas", que será lançada na terça-feira( 6) , durante  a solenidade oficial de comemoração dos 35 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A obra, editada pela  Embrapa , trata das principais inovações técnicas e científicas ocorridas nos últimos 40 anos, que tornaram o Brasil  grande produtor e exportador de alimentos, ocupando lugar de destaque na agricultura mundial.

A coletânea trata dos seguintes temas: produção e produtividade agrícola; utilização sustentável dos recursos naturais; desenvolvimento institucional e políticas públicas; impacto das inovações ocorridas; e novos desafios à agricultura tropical. Os dois primeiros temas serão abordados, respectivamente,  nos volumes 1 e 2.

A partir deles será possível acompanhar as conquistas alcançadas nas áreas de produção vegetal e criação animal, levando-se em conta a crescente demanda por produtos destinados à alimentação humana e também ao processamento industrial. Os outros temas estão sendo tratados, em separado, em outro volume.

No Brasil e em outros países

A iniciativa de editar a coletânea surgiu no Workshop Internacional sobre Desenvolvimento da Agricultura Tropical (IWTAD), realizado em Brasília, entre os dias 17 e 19 de julho de 2006.

Promovido pela Embrapa, pelo Grupo Consultivo em Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR) e pelo  Banco Mundial, o evento teve como proposta documentar, de forma crítica, o desenvolvimento da agricultura tropical no Brasil e em outros países, avaliar os desafios futuros, além de propor ações para lidar com eles de forma racional.

Os dois primeiros volumes desta publicação contam com 223 autores entre cientistas e especialistas de instituições públicas e privadas. Segundo o presidente da Embrapa, Silvio Crestana, a idéia é resgatar a memória de fatos relevantes ocorridos ao longo das últimas quatro décadas.

"Não é exagero afirmar que o futuro da vida no planeta depende principalmente do mundo tropical. Cerca de 90% dos recursos genéticos de plantas, animais e microorganismos mais críticos para a garantia do futuro da agricultura e do sistema alimentar mundial têm origem nas regiões tropicais da África, da América Latina e da Ásia", explicou.

Crestana ressaltou, ainda, o fato de a obra permitir o acesso às atuais realizações e às futuras possibilidades da agricultura tropical. "Nossa esperança é que todos os envolvidos também comprometam-se com o desenvolvimento dessa agricultura, no nicho correspondente a cada um, no conjunto das relações ciência-tecnologia-sociedade-inovação."

De acordo com os editores da coletânea,  Ana Christina Sagebin Albuquerque e Aliomar Gabriel da Silva, os temas foram abordados por especialistas que  tomaram parte ativa no processo de construção da agricultura tropical, que em muitos casos, foram protagonistas dessa empreitada.

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/