06/05/08 |

PAC Embrapa terá comitê gestor

Enter multiple e-mails separated by comma.

Depois de anunciado oficialmente pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, dia 23 de abril, o PAC da Embrapa começa a ser executado.

Em reunião com os chefes das 41 Unidades da Embrapa, que acontece desde segunda-feira (5), a diretoria da empresa discutiu os principais pontos do programa. Um dos temas abordados foi a formação de um comitê gestor do PAC.

O Programa compreende 10 grandes projetos: Agricultura Amazônia sustentável; Segurança alimentar e alimentos seguros; Aproveitamento dos recursos naturais e produção agrícola sustentável; Competitividade e sustentabilidade da agricultura familiar; Avanço da fronteira do conhecimento; Agroenergia; Governança e inovação institucional; Revitalização e modernização da capacidade intelectual e da infra-estrutura; Recuperação da capacidade operativa das Organizações Estaduais de Pesquisa Agrícola; e Monitoramento por satélite das obras do PAC e de seus impactos.

De acordo com o assessor da presidência da Embrapa, Luís Gomes (foto), a idéia é formar vários grupos de trabalho para realizar a gestão de cada projeto. "O que nós estamos sugerindo para a diretoria é que o PAC seja implodido em vários projetos, e cada um deles terá a gestão de um grupo de pessoas para não só organizar esse planejamento, como fazer um acompanhamento posterior", explicou.

Segundo o presidente da Embrapa, Silvio Crestana, o primeiro passo do programa – apresentação do PAC aos órgãos competentes e à sociedade - já foi realizado. Agora, o presidente afirma que é preciso fazer com que o PAC aconteça. "O programa no papel não serve para nada. Para atingirmos as metas técnicas, institucionais e científicas é necessário internalizar o PAC, daí a importância dessa reunião, trazendo a discussão junto aos chefes das Unidades, para implementar essas ações", declarou.

Ao apresentar o programa para os participantes, Luís Gomes, frisou a importância das Unidades no debate. "Em relação à pesquisa vamos trabalhar como já vínhamos fazendo. O trabalho maior é na área de investimentos. Ainda não tivemos tempo de definir onde esses recursos do PAC vão ser alocados e isso vai depender também da capacidade das Unidades absorverem os recursos propondo, inclusive, soluções para os problemas levantados pelo programa. Logo, ainda temos muito que discutir", ressaltou.

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.b

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/