06/05/08 |

Workshop discute inovações da biotecnologia para a agricultura

Enter multiple e-mails separated by comma.

A Embrapa sedia, durante esta semana, o Workshop em Inovações da Biotecnologia para a Agricultura. Especialistas brasileiros e australianos estão reunidos na sede da Empresa, em Brasília, desde essa segunda-feira (5) e discutem até a tarde de hoje(6) temas que poderão se tornar objeto de cooperação entre os países. Na quarta-feira(7), os participantes visitam ainda as instalações da Embrapa Cerrados e da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

A abertura do evento contou com a presença do diretor da Embrapa, José Geraldo Eugênio de França, do embaixador australiano no Brasil, Neil Mules, e do diretor de Programas Temáticos e Setoriais do José Oswaldo Siqueira CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Participaram também o diretor do Departamento de Temas Científicos e Tecnológicos do Ministério das Relações Exteriores, o ministro Hadil da Rocha Vianna, e a gerente de Programas Internacionais da Academia de Ciência Australiana, Nancy Pritchard.

A idéia, a partir do encontro, é promover a inovação com eficiência, como explica o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF), Mauro Carneiro, que atua como articulador internacional junto a Assessoria de Relações Internacionais da Embrapa."O objetivo é somar competências. Com a utilização do modelo aberto de pesquisa, ambos os países ganham", ressalta.

Foram estabelecidos sete temas relacionados a inovações da biotecnologia para a agricultura. "Esses assuntos foram identificados pela Embrapa e são considerados de grande relevância para a Empresa", conta Carneiro.

O encontro poderá dar bons frutos na cooperação bilateral em ciência e tecnologia. "A condição climática semelhante entre os dois países é um dos fatores que confirma as boas perspectivas. Em relação aos interesses australianos, "o Brasil é um grande produtor de alimentos e a Embrapa, líder em agricultura tropical", destaca Carneiro.

Quanto aos objetivos brasileiros, a Austrália possui pesquisas de grande impacto. "Reconhecidamente, há muito conhecimento técnico-científico que poderá ser compartilhado com os pesquisadores brasileiros. A idéia, enfim, é unir competências para benefício mútuo", conclui. 

Conheça os temas selecionados: - Genoma e desenvolvimento de plantas; - Bioinformática e genoma; - Apomixia para o melhoramento de plantas; - Nanobiotecnologia aplicada a agricultura; - Guerra biológica contra os carrapatos em bovinos; - Ferramentas para a conservação e melhoramento genético de plantas; - Melhoramento molecular da cana-de-açúcar.

Luciana Azevêdo (DRT 2520/DF) Assessoria de Comunicação Social - EmbrapaTelefone: (61) 3448-4015E-mail: luciana.azevedo@embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/