06/05/08 |

Embrapa comemora 35 anos em noite de lançamentos

Enter multiple e-mails separated by comma.

Na solenidade comemorativa ao 35º aniversário da Embrapa, ocorrida hoje (06), em Brasília (DF), uma nova tecnologia foi lançada - um inoculante para a cana-de-açúcar resultante da mistura de estirpes de cinco espécies de bactérias isoladas da cultura. Aplicado na cana,  promove o crescimento da planta sem o uso de fertilizante nitrogenado e sem prejuízos à produtividade.

Além do ganho ambiental que a tecnologia representa -  deixam de ser aplicados pelo menos 30 quilos de nitrogênio por hectare ano na cana-planta – a redução de custos de produção é ressaltada pelos pesquisadores. O produto deve estar disponível no mercado dentro de dois anos. Com uma produção que chega a 426 milhões de toneladas por ano, o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar. A área plantada atinge mais de 6 milhões de hectares.

Uma coletânea e um livro também foram lançados durante o evento. A coletânea - "Agricultura Tropical: Quatro décadas de inovações tecnológicas, institucionais e políticas" - trata das principais inovações técnicas e científicas ocorridas nos últimos 40 anos, que tornaram o Brasil grande produtor e exportador de alimentos, ocupando lugar de destaque na agricultura mundial. A obra é editada pela Embrapa.

A idéia de editar a coletânea surgiu durante o Workshop Internacional sobre Desenvolvimento da Agricultura Tropical (IWTAD), realizado em Brasília, entre os dias 17 e 19 de julho de 2006. Promovido pela Embrapa, pelo Grupo Consultivo em Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR) e pelo Banco Mundial, o evento teve como proposta documentar, de forma crítica, o desenvolvimento da agricultura tropical no Brasil e em outros países, avaliar os desafios futuros, além de propor ações para lidar com eles de forma racional.

Os dois primeiros volumes da coletânea contam com 223 autores entre cientistas e especialistas de instituições públicas e privadas. Segundo o diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, "não é exagero afirmar que o futuro da vida no planeta depende principalmente do mundo tropical. Cerca de 90% dos recursos genéticos de plantas, animais e microorganismos mais críticos para a garantia do futuro da agricultura e do sistema alimentar mundial têm origem nas regiões tropicais da África, da América Latina e da Ásia".

O livro "Organizações Inteligentes – guia para a competitividade e sustentabilidade nos negócios"  trata, de forma didática e clara, sobre como utilizar a comunicação e a inteligência para tornar as organizações mais competitivas e sustentáveis na sociedade do conhecimento. A maioria das organizações utiliza apenas 10 a 20% do potencial de informação já disponível. Por isso, o principal fator de crescimento e de emprego, de acordo com seu autor, o jornalista com doutorado em Ciência da Informação Roberto de Camargo Penteado Filho, não é mais o acesso à informação mas a aptidão dos atores em transformar, compreender, interpretar e utilizar informação.

Ainda segundo ele, a obra promove uma síntese inovadora das Ciências da Informação e da Comunicação, que faz parte da Política de Comunicação Empresarial da Embrapa. Estabelece uma base teórica para a inteligência empresarial e integra a comunicação organizacional focada nos públicos estratégicos ao processo de administração das organizações. "Ao adotar e praticar e difundir essas metodologias, a Embrapa contribui positivamente para elevar a comunicação organizacional brasileira a um novo patamar na comunicação organizacional mundial", conclui Penteado Filho.

Em alusão ao centenário da imigração japonesa no Brasil, a Embrapa homenageou o empregado Nozomu Makishima, filho de japoneses. Aos 76 anos, o engenheiro agrônomo atua na Embrapa Hortaliças (Brasília/DF) há 30 anos. Depois de aprender a língua de seus antepassados, ele participou de projetos de cooperação técnica com o Japão, que geraram tecnologias que foram adaptadas às condições de produção do Brasil e trouxeram benefícios a diversas cadeias produtivas. "Obrigado ao Brasil por receber tão bem meus antepassados", agradeceu Nozomu.

Durante a solenidade, também foram apresentados o evento Ciência para a Vida, que ocorrerá em setembro deste ano, em Brasília, e o Prêmio Embrapa de Reportagem, que, em sua 11ª edição, oferecerá R$ 80 mil em prêmios.

Assessoria de Comunicação Social – EmbrapaMarita Cardillo (DRT 2264/DF)Monalisa Pereira (DRT 1139/SC)Rose Azevedo (DRT 2978/DF)Vitor Moreno (DRT 38057/SP)

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/