06/05/08 |

Obras do PAC serão monitoradas por satélite

Enter multiple e-mails separated by comma.

O andamento e os impactos decorrentes de diversas barragens, estradas, gasodutos, vias férreas, projetos de irrigação, terminais portuários, usinas de biodiesel e obras de saneamento,  realizadas pelo PAC, serão monitoradas, por meio de satélite, em todo o território nacional.

Os satélites representam uma ferramenta operacional, confiável e segura para retratar, de forma permanente e objetiva, a situação de cada obra. Isso amplia a capacidade do Governo de fiscalizar e acompanhar a realização efetiva do Programa.

A estruturação e a operação do sistema do monitoramento por satélite do andamento das obras  do  Plano de Aceleração do Crescimento do Governo Federal será de responsabilidade da Embrapa Monitoramento  por Satélite .

O sistema possui um protótipo operacional construído em função das demandas da Casa Civil da Presidência da República para um grupo de obras prioritárias. A partir de agora, serão utilizados diversos satélites (europeus, sino-brasileiros, norte-americanos, canadenses e israelenses) em função da freqüência e do detalhamento das observações requeridas por cada obra, dada sua natureza, seu cronograma de execução e sua localização geográfica. Foram testados satélites  que produzem imagens com detalhes inferiores a um metro  e serão empregados com maior ênfase nesse sistema,  para  garantir um monitoramento mais preciso.

Demandas específicas

Para atender as demandas específicas de cada caso, o sistema em operação na Embrapa Monitoramento por Satélite, terá subsistemas de monitoramento por satélite das obras instalados também na Presidência da República, na Casa Civil, no Gabinete de Segurança Institucional e, futuramente, no Ministério do Planejamento.

A proposta  inclui ainda treinamentos de pessoal da Presidência da República no uso dessas ferramentas, apoio no desenvolvimento de subsistemas locais, geração de produtos, como gráficos, mapas e relatórios regulares sobre a evolução das obras do PAC monitoradas. Uma rede dedicada de comunicação está sendo estabelecida entre a Presidência da República e a Embrapa Monitoramento por Satélite para dar flexibilidade e rapidez aos sistema. Assim, novas obras poderão ser incluídas facilmente no monitoramento ou a freqüência de imageamento pelos satélite poderá ser alterada em função de algum evento não programado.

No que diz respeito à gestão territorial do agronegócio, estão previstos desdobramentos de interesse do Ministério da Agricultura e Pecuária sobre os impactos decorrentes dessas obras de infra-estrutura sobre o uso e ocupação agrícola das terras. Segundo o chefe geral da Unidade,  Evaristo Eduardo de Miranda " O sistema deverá ajudar o MAPA a avaliar o quanto as obras do PAC vão ampliar os ganhos de competitividade das cadeias do agronegócio, principalmente no escoamento das safras e no fornecimento e obtenção de insumos agrícolas."

Rosângela Evangelista(MTb 764/DF)

Mais informações:Embrapa Monitoramento por Satélite(19) 32116200 ramal 6214

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/