09/05/08 |

Embrapa e SFB firmam acordo para desenvolvimento sustentável de florestas

Enter multiple e-mails separated by comma.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, formalizam acordo visando ao desenvolvimento sustentável de regiões de florestas do país. A parceria viabiliza a integração com diversos programas de governo, entre os quais o Programa Amazônia Sustentável (PAS), lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2004 e cujo plano executivo foi anunciado na última quinta-feira, 8 de maio, no Palácio do Planalto.

O acordo amplia relações de parceria já estabelecidas entre a Embrapa e o Ministério do Meio Ambiente. A experiência da empresa na pesquisa em sistemas  florestais e agroflorestais e em florestas tropicais e subtropicais estimulou o Serviço Florestal Brasileiro a buscá-la como parceira no fortalecimento de projetos voltados a combater os altos índices de desmatamento e a recompor a cobertura florestal em diversas áreas do território nacional.

A empresa de pesquisa deverá acionar o seu Laboratório Virtual nos Estados Unidos (Labex EUA), que estará abrigando um pesquisador em florestas, para articular ações conjuntas entre a Embrapa, o SFB e instituições estrangeiras que desenvolvem trabalhos dirigidos ao combate ao desmatamento e ao desenvolvimento sustentável. Outras instituições públicas e privadas, além das estruturas da Embrapa no Brasil, a exemplo das suas seis unidades na Região Norte e da Embrapa Cerrados (Brasília-DF), Embrapa Florestas (Colombo-PR) e Embrapa Agrobiologia (Seropédica-RJ), também serão envolvidas em projetos e planos de trabalho específicos, a serem definidos durante a implantação do acordo de parceria. Uma das metas previstas pelo Serviço é a criação de um centro de transferência de tecnologia em silvicultura, com foco em espécies nativas da Amazônia, ação que contará com a participação da Embrapa.

As ações integradas do SFB e Embrapa já se refletirão nas  medidas voltadas a atender os 36 municípios da Amazônia Legal com maior índice de desmatamento na Amazônia Legal, objeto da Portaria 28/2008 do MMA. A Embrapa oferecerá contribuição técnica à conservação em uso da floresta em pé e ao estabelecimento de mecanismos econômicos para promover a recuperação florestal e o uso sustentável de áreas destinadas à agricultura.

A Embrapa atua na região amazônica em ações de ordenamento, monitoramento e gestão de territórios, na busca de opções sustentáveis para áreas desmatadas e áreas de destinação agropecuária e em atividades voltadas à agregação de valor a produtos agropecuários e florestais.

Marita Féres Cardillo (DRT 2264/DF)Assessoria de Comunicação Social - EmbrapaTelefone: (61) 3448-4247E-mail: marita.cardillo@embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/