09/05/08 |

Produção Integrada de cana-de-açúcar em debate

Enter multiple e-mails separated by comma.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, por meio de seus escritórios de Negócios de Campinas (SP) e de Petrolina (PE), da Embrapa Transferência de Tecnologia, está apoiando o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), ao qual está vinculada, e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP na promoção do Simpósio sobre Sistema de Produção Integrada de cana-de-açúcar. O evento ocorre nesta segunda-feira (12), em Piracicaba (SP).

O objetivo do Simpósio é sensibilizar os participantes sobre as vantagens do sistema de produção integrada na cultura de cana-de-açúcar, quando serão apresentadas as prerrogativas e as limitações da legislação atual. Durante o evento serão discutidas as questões de viabilidade técnica e econômica da adoção do sistema de produção integrada, contemplando os aspectos sociais e ambientais.

Na programação, a palestra de abertura a cargo de Luis Nasser, coordenador geral dos Sistemas de Produção Integrada do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, expõe a situação atual e as perspectivas da produção integrada da cana-de-açúcar, na ótica do governo brasileiro, no intuito de atender a demanda do mercado internacional.

Avaliação da conformidade em sistema de produção integrada; uso correto e seguro de produtos fitossanitários; certificação com enfoque sócio-ambiental; padronização da qualidade do etanol: possibilidade e rastreabilidade; integração campo-indústria em empreendimentos sucro-alcooleiros são temas das palestras durante o Simpósio. Ao final das exposições será aberto o debate com o objetivo de criar um plano estratégico de ações para a criação do sistema de produção integrada da cana-de-açúcar para o Estado de São Paulo.

A realização do evento conta com o apoio das instituições: Arranjo Produtivo Local de Piracicaba (Apla), Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (Afocapi), Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq), Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana) e Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana).

Estão disponíveis 250 vagas para profissionais envolvidos na cadeia produtiva da cana-de-açúcar.

A Produção Integrada

Pesquisadores de todo o planeta estudam a viabilidade de uma agricultura auto-sustentável buscando a contenção, ou pelos menos a redução, de eventuais crises energéticas futuras. A utilização do álcool como fonte de energia renovável provém de um sistema de produção com balanço energético positivo além de contribuir para a redução no teor de gás carbônico na atmosfera e consequentemente diminuir o  efeito estufa.

Na década de 70 surgiu na Europa o Sistema de Produção Integrada em resposta à necessidade de reduzir a utilização de defensivos químicos em detrimento de danos causados ao ambiente. Define-se, de maneira geral, Produção Integrada como sendo uma produção econômica de alta qualidade, obtida prioritariamente com métodos ecologicamente mais seguros, minimizando os efeitos colaterais indesejáveis da utilização de defensivos químicos para aumentar a proteção do ambiente e melhorar a saúde humana.

Para isso, é necessário avaliar os impactos do sistema de produção no meio ambiente, notadamente no solo, na água e na atmosfera, levando-se em conta as características físicas, químicas e biológicas dos recursos naturais locais e dos processos desenvolvidos na cadeia produtiva, além dos impactos socioeconômicos, considerando a renda e qualidade de vida da população.

A produção agrícola deve estar apta a atender as exigências do mercado nacional e internacional, onde a rastreabilidade do produto certamente será uma exigência fundamental.

ServiçoData: 12/05/08Horário: 08h30Local: Centro Canagro de Piracicaba e Região "José Coral" - Av. Comendador Luciano Guidotti nº 1937, Caxambu, Piracicaba, SPInformações: (19) 3401-2200 com Cássia

--Vera Scholze Borges (DRT 72462/SP)Embrapa Transferência de Tecnologia - Escritório de Negócios de CampinasTelefone: (19) 3232-1955E-mail: vera@campinas.snt.embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/