30/06/08 |

Minibibliotecas levam conhecimento para municípios do Ceará

Enter multiple e-mails separated by comma.

"A iniciativa de doação da minibiblioteca é muito importante e vai influenciar as crianças a lerem mais, principalmente porque elas são o futuro do Brasil. E para construir um bom futuro é preciso ler. E para ler, são necessários bons livros como esses".

A opinião de Tarciano Castro de Souza, de 14 anos, estudante do 9º ano da Escola de Ensino Fundamental Isaura Amélia Pereira, de Palmácia (CE), deu o tom da receptividade entre os 11 novos municípios que foram agraciados com o Projeto Minibibliotecas da Embrapa no Ceará.

A doação das minibibliotecas aconteceu no Teatro Municipal Rachel de Queiroz, em Guaramiranga, na quinta-feira(190 , e contou com a participação de secretários de educação, diretores e alunos das escolas, além de representantes da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) e Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE). As cidades de Redenção, Aracoiaba, Baturité, Mulungu, Pacoti, Aratuba, Barreira, Ocara, Palmácia e Independência também foram contempladas, elevando para 35 o número de localidades atendidas no estado.

Para a secretária de Educação de Guaramiranga, Maria de Fátima Farias, o acervo da minibiblioteca doada pela Embrapa será uma excelente ferramenta de conhecimento para os alunos e a comunidade. "Como os títulos são voltados para o meio rural, os pais e familiares também poderão usufruir de uma leitura importante e qualificada", analisa.

A atividade econômica dos municípios atendidos pelo projeto Minibibliotecas da Embrapa é eminentemente voltada para a agricultura e a agroindústria. O pai de Antonia Bruna Barbosa, de 12 anos, aluna da Escola Municipal Linha da Serra, em Guaramiranga, é agricultor e planta feijão e milho.

Para a aluna, será um bom incentivo ter à disposição livros que falem "sobre maneiras corretas de plantar, pois os pais também poderão ser beneficiados". A diretora da escola, Francisca Rosa Flor, acredita que a minibiblioteca vai proporcionar a expansão dos projetos já desenvolvidos com a comunidade, na área de educação ambiental.

 Valorização

Criado em 2003 pela Embrapa Informação Tecnológica, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS), foi implantado inicialmente em 205 municípios da região do Semi-Árido.

Convênios firmados posteriormente com o Governo Federal, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Fundação Banco do Brasil, proporcionaram a ampliação do projeto para todas as regiões do país.

Segundo a gerente-adjunta de Produção da Embrapa Informação Tecnológica, Mayara Rosa Carneiro, só para esta etapa do projeto, foram impressos 163.000 livros, com assuntos que versam sobre técnicas de plantio e cultivo, orientações sobre produção e implantação de negócios voltados para o agronegócio, além de títulos sobre questões ambientais.

"As publicações foram adaptadas para atender ao público infanto-juvenil e seus familiares, de modo a serem compreendidas e eficientemente aplicadas", explica.

Na opinião do chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Vitor Hugo de Oliveira, a Embrapa está buscando meios de socializar o conhecimento gerado nos laboratórios e campos experimentais. "E é por meio de iniciativas como esta que podemos levar as tecnologias geradas pela empresa a um maior número de pessoas".

A aluna Ana Flávia Rodrigues da Silva, de Palmácia, concorda com Vitor Hugo, e vai mais longe, ao acrescentar que cada livro traz em si um mundo de conhecimento. "Imagine então ao juntar todos esses livros, teremos conhecimento suficiente para fazer uma vida melhor para a nossa comunidade".

Teresa Ferreira (DRT 812CE JP)Contatos: (85) 3391 7117 / 9953 8290E-mail: teresa@cnpat.embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/