02/07/08 |

Pinhão manso é tema de Workshop

Enter multiple e-mails separated by comma.

O pinhão manso será tema do Workshop realizado nos dias 3 e 4 de julho, a partir das 8h, na Embrapa Sede, em Brasília. O objetivo é elaborar o programa de pesquisa e definir os métodos sobre o uso dessa  matéria-prima, considerada uma cultura potencial para atender ao Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB). 

Além da Embrapa, participam da reunião instituições envolvidas com estudos e pesquisas relacionados à cadeia produtiva do pinhão manso. A idéia é organizar os parceiros e colocar o projeto em execução. Segundo estudos realizados pela  Embrapa Agroenergia, a cultura apresenta elevado potencial de rendimento de sementes; é perene, não necessitando de renovação anual de plantio; cultura não alimentar, não apresentando assim, concorrência com a agricultura de alimentos; opção potencialmente interessante para a agricultura familiar; é pouco mecanizável e altamente depende de mão-de-obra, o que gera emprego e renda, além de outras caraterísticas.

O projeto foi definido em consonância com as necessidades do setor produtivo, do qual participam agentes de todo o país que atuam no desenvolvimento do PNPB. Ainda em julho, estão previstos dois workshops para discutir a plataforma de PD&I do dendê e de outras palmáceas oleíferas.

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

 

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/