04/07/08 |

Tecnologias da Embrapa vão ajudar agricultura familiar a aumentar produção

Enter multiple e-mails separated by comma.

Três sacos e meio de feijão a mais é o resultado que o agricultor familiar pode obter com a adoção de apenas uma tecnologia, denominada inoculação do feijoeiro, e que não tem efeito no custo de produção.

Esse é apenas um exemplo do impacto que deverá ter a participação da Embrapa e dos Sistemas Estaduais de Pesquisa no Plano Safra Mais Alimentos.  Acordo de cooperação técnica que prevê a disponibilização de tecnologias ao segmento foi assinado nesta quinta-feira( 3) pelo presidente da Empresa, Silvio Crestana e o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Cassel, durante o lançamento do Mais Alimento pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília/DF.

A modernização da agricultura familiar é um dos objetivos do Plano, cuja meta é, em três anos, aumentar em 18 milhões de toneladas a produção anual do segmento, anunciou Cassel. A Embrapa vai ajudar na disseminação de conhecimento, que juntamente com comercialização e investimento, constitui o núcleo do programa estruturante, conforme explicou o ministro.

Segundo Cassel, o Plano combina ousadia e responsabilidade. "Para termos mais produção é preciso mais crédito, mais assistência técnica, mais programas de distribuição de alimentos, mais reforma agrária e mais agricultura familiar. Esse plano de safra tem tudo isso e portanto vai dar certo", finaliza o ministro.

"Precisamos dar um salto de qualidade, não é mais suficiente desapropriar terra e colocar gente lá. É preciso levar junto com a terra, tecnologia e financiamento", disse o presidente Lula em concordância com a estratégia de ação do Plano – que qualificou de "o mais sólido plano de safra para a Agricultura familiar".

Acesso

Como Lula, a representante da Federação dos Trabalhadores  da Agricultura Familiar (Fetraf), Elisângela dos Santos, e o presidente da Contag, Manuel dos Santos,  presentes ao lançamento, destacaram como fundamental para o aumento da produção de alimentos o amplo acesso do segmento à tecnologia.

A adoção das inovações tecnológicas pelos agricultores familiares depende da interlocução entre a pesquisa, a extensão rural e assistência técnica, explica o gerente geral Jose Roberto Rodrigues Peres, da Embrapa Transferência de Tecnologia - responsável por coordenar esse diálogo. O acordo da Embrapa com o MDA inclui a participação do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa) e da Associação Brasileira das Instituições Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).

De acordo com Peres, as instituições atuarão de forma articulada na identificação dos pontos de estrangulamento das cadeias produtivas e no levantamento das soluções. Para criação dessa rede integrada de transferência de tecnologia o MDA destinará R$15 milhões de reais.

Inoculante 

"Inflação de alimento a gente vai combater produzindo mais alimento. Temos tecnologia e conhecimento para nós e para outros países", destacou o presidente Lula durante a cerimônia de lançamento do Plano Safra, quando lembrou o "extraordinário trabalho prestado pela Embrapa no Brasil" e a instalação de representações da Empresa na África e na Venezuela.

No estande da Embrapa montada para o evento, Lula pôde conhecer a tecnologia de inoculação do feijoeiro, apresentada pelo presidente Silvio Crestana e que atraiu a atenção da comitiva presidencial. O diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF/MDA), Argileu Martins, aposta na ampla disseminação da tecnologia que  "associa baixo custo à facilidade da adoção e à  preservação do meio ambiente por diminuir uso de fertilizante sintético".

O secretário de agricultura do Paraná, Valter Biancchine, ressalta que a ampliação da produção de feijão naquele estado é uma preocupação. "Além de aumentar a produção, o inoculante reduz o custo, e adubo químico é um dos fatores limitantes da produção do feijão, diz o secretário no estado – onde a ampliação da produção é uma preocupação".

Valéria Costa – MTb. 15533/59/32 – SPEmbrapa Transferência de TecnologiaContato: 61 3448.4510valeria.costa@embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/