11/07/08 |

Fundação Procafé realiza VI Curso de Atualização

Enter multiple e-mails separated by comma.

A Fundação Procafé, em Varginha/MG, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), realizou nesta semana, de 8 a 10 de julho, o já tradicional curso de atualização "Manejo Tecnológico da Lavoura Cafeeira", em sua sexta edição. O curso recebeu o apoio do Programa de Transferência e Difusão Tecnológica do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café), administrado pela Embrapa Café. Sua realização engloba a apresentação de resultados de pesquisa e inovações tecnológicas, além de incentivar o debate acerca dos temas que mais influenciam a eficiência da cafeicultura e a sua sustentabilidade.

Com o objetivo de promover a atualização não apenas técnica, mas empresarial de todo o agronegócio café, o curso orientou para as boas práticas agrícolas, com ênfase em manejos racionais e fatores que agregam valor ao produto. Professores e pesquisadores especialistas em diferentes áreas apresentaram novas tendências de manejo e de ações estratégicas para o aperfeiçoamento do agronegócio, com a troca de experiências e visões de diferentes instituições ligadas ao CBP&D/Café e a apresentação das particularidades das principais regiões produtoras.

Em debate temas como política e financiamento do café, novos sistemas de mudas e plantio, adubação racional, fatores que afetam as doenças, produção e acúmulo de energia, aspectos fisiológicos, mecanização, irrigação, licenciamento ambiental e fatores climáticos. Também foram apresentadas as conquistas do Estado de Minas Gerais com a criação do Centro de Inteligência do Café (CIC) e o Pólo de Excelência em Cafeicultura.

Manejo tecnológico

A Fazenda Experimental de Varginha também recebeu os participantes do curso, na quinta-feira (10), para visita aos ensaios de pesquisa. Foi uma oportunidade para ver no campo os resultados práticos do melhoramento genético assistido, com lavouras formadas a partir de mudas clonais.

Os visitantes também conheceram ensaios com lavouras super adensadas, com densidade de até 30 mil plantas por hectare (1,30 X 0,25). Os pesquisadores da Embrapa Café, Carlos Henrique Carvalho e Lílian Padilha apresentaram os resultados de seus estudos, assim como os ensaios conduzidos na Fazenda Experimental.

Cibele Aguiar (Mtb 06097)Embrapa Caféwww.embrapa.br/cafecibele@sapc.embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/