15/12/08 |

Novo site tem tecnologias disponíveis para incubação

Enter multiple e-mails separated by comma.

A Assessoria de Inovação Tecnológica (AIT) lançou o site do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e à Transferência de Tecnologia (Proeta), que reúne as informações de todas as unidades participantes, apresenta as tecnologias disponíveis para incubação, incubadoras parceiras, empresas já incubadas e as graduadas e demais informações gerais sobre o programa. O endereço é www.sct.embrapa.br/proeta.

"O site terá o importante papel de centralizar as informações disponíveis sobre o Proeta para empreendedores que tiverem interesse de utilizar as tecnologias da Embrapa como base para formação de empresas", diz Brunale AIT. O site foi lançado durante o Curso de Capacitação no Proeta voltado para técnicos da área de negócios de Unidades Descentralizadas (UDs) e Unidades Centrais (UCs), realizado na Sede da Embrapa, em Brasília, DF.

O Proeta

Programa de incubação de empresas da Embrapa - busca oportunizar a transferência de tecnologias desenvolvidas pelas Unidades para empresas de bases tecnológicas que venham a desenvolvê-las e comercializá-las.

O Programa resulta de uma carta convênio assinada pela Embrapa com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio do Fundo Multilateral de Investimento (Fumin). Desde 2004, ele vem sendo operacionalizado em três unidades-piloto localizadas no Sudeste (Embrapa Instrumentação Agropecuária), Nordeste (Embrapa Agroindústria Tropical) e Centro-Oeste (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Cerrados e Embrapa Hortaliças, que atuavam juntas como unidade-piloto do Distrito Federal). Com a prorrogação do prazo de execução do Programa pelo BID em 2007, veio a proposta de ampliar o Proeta para o Sul e o Norte e expandi-lo para todas as Unidades Descentralizadas da Empresa.

Nesta nova fase do Proeta, são coordenadoras regionais a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Região Centro-Oeste), a Embrapa Agroindústria Tropical (Região Nordeste), Embrapa Instrumentação Agropecuária (Região Sudeste), Embrapa Amazônia Oriental (Região Norte) e Embrapa Suínos e Aves (Região Sul). A coordenação nacional está sob a responsabilidade da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e a Assessoria de Inovação Tecnológica (AIT) faz a coordenação técnica.  Atualmente há 22 convênios firmados com incubadoras parceiras de todo o País e 7 empresas pré-selecionadas e 10 incubadas com tecnologias da Embrapa dentro do Programa.

Para preparar empregados das unidades que estão entrando no Programa, estão sendo realizados seminários de sensibilização e internalização que têm por objetivos divulgar o Proeta e auxiliar os pesquisadores e analistas das Unidades a identificar tecnologias que possam servir para incubação de novas empresas, dêem surgimento a novos empreendimentos de base tecnológica, entrem no mercado de forma mais sustentável e traga resultados de forma sócio-econômica para a população e para o Estado. Com base nas informações colhidas nos seminários, será lançada, até o final do ano, portfólio único de tecnologias da Embrapa para o PROETA. "As tecnologias qualificadas que não se destinam à incubação de empresas também serão consideradas e a AIT, em conjunto com as áreas de negócios das UDs, irá se articular para colocação dessas tecnologias no mercado", informa Brunale.

Finalizado o prazo de financiamento do Proeta pelo BID em 2009, a intenção é que o programa se torne institucional e adquira sustentabilidade econômica.

Flávia Bessa – MTb 4469/DFContatos: 61 3448-4568flavia.bessa@embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/