17/12/08 |

V Geonordeste será realizado em Maceió

Enter multiple e-mails separated by comma.

Pela primeira vez, o Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (Geonordeste) não será realizado em Aracaju. Maceió (AL) foi a cidade escolhida para sediar a V edição do evento, que ocorrerá em 2010. "Percebemos que a geotecnologia cresceu muito em Sergipe a partir da primeira edição do simpósio e, por isso, a organização pretende contribuir para que o mesmo aconteça em outros estados. Além disso, já havia manifestações de outras instituições interessadas em contribuir de forma mais efetiva com o Simpósio", disse o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros e coordenador da Rede de Sergipe de Geotecnologias (Resgeo), Marcos Silva.

A escolha por Maceió foi feita pela Resgeo, após o recebimento das propostas submetidas por Alagoas para 2010 e por Feira de Santana para 2012. Em 2010, o evento será realizado pelo Instituto de Meteorologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com a co-realização da Embrapa Tabuleiros Costeiros e Resgeo. Instituições de destaque na área como o Instituto Nacional do Semi-Árido, Instituto Nacional de Pesquisa Amazônica e a Divisão de Satélites e Estudos Ambientais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) já manifestaram apoio ao Simpósio. Já em Feira de Santana será realizado pela coordenação do curso de Pós-Graduação em Modelagem Ambiental da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Geoprocessamento e sensoriamento remoto se referem ao conjunto de instrumentos para tratamento de imagens de satélites e dados georreferenciados, com o intuito de traçar o perfil territorial para aplicação em diversas áreas. "As informações resultantes deste processo têm subsidiado gestores públicos e privados na definição de políticas públicas, como arranjos produtivos locais, controle epidemiológico, segurança pública, territorialização municipal e ações privadas, como marketing e gestão ambiental.

O Geonordeste é realizado a cada dois anos e tem o propósito de estimular a troca de experiências entre os profissionais desta área e de facilitar a divulgação de trabalhos técnico-científicos que vêm sendo produzidos em diferentes instituições do Nordeste. O número de participantes e de trabalhos inscritos aumentos sensivelmente a cada edição, o que demonstra a consolidação do evento.

Gislene Alencar  DRT 05653/MG Embrapa Tabuleiros Costeiros gislenealencar@cpatc.embrapa.brContatos:79 4009-1381

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/