02/01/09 |

Crestana faz balanço positivo de 2008

Enter multiple e-mails separated by comma.

O ano em que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) completou 35 anos se encerrou com um balanço positivo. Essa é a opinião do diretor-presidente, Silvio Crestana, que apontou como destaques da empresa em 2008 o lançamento do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Empresa (PAC Embrapa), a elaboração do V Plano Diretor da Embrapa, os avanços na área internacional e a realização do VI Ciência para a Vida, em Brasília (DF).

Ao abordar os destaques do ano, Crestana fez questão de ressaltar a importância de se investir em inovação na área de ciência e tecnologia . Segundo ele, serão lançadas chamadas de projetos capazes de absorver propostas inovadoras. "A ideia é abrir caminho para demandas aparentemente inexequíveis, como ocorreu com a fixação do Nitrogênio e a tropicalização da soja na década de 70, que chegaram a ser consideradas excentricidades de alguns pesquisadores", destaca.   

Na opinião do diretor-presidente da Embrapa, pequenas ações de alto risco científico podem sugerir mais caminhos inovadores para a Empresa e avanços significativos para o País. "Vamos instituir na Embrapa a prática permanente de incentivo e reconhecimento às contribuições criativas em todas as áreas, de forma que todo e qualquer empregado sinta-se convidado a apresentar suas ideias para aperfeiçoar ou mesmo transformar a maneira de executar todos os tipos de trabalhos e tarefas", explica. 

Veja aqui o que foi destaque:

PAC Embrapa

No dia 23 de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou em cerimônia no Palácio do Planalto o PAC Embrapa. O programa prevê investimentos de R$ 914 milhões para a pesquisa agropecuária brasileira até 2010, sendo que desse total R$ 650 milhões serão investidos diretamente na Embrapa e os outros R$ 264 milhões nas entidades e Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (OEPAs) integrantes do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), coordenado pela Embrapa.

"O PAC não trata apenas da revitalização da Empresa, mas também de uma oportunidade única para melhorar o próprio SNPA", ressalta Crestana, explicando que o sistema foi criado em 1992 e é constituído pela Embrapa e suas Unidades, pelas Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária - Oepas, por universidades e institutos de pesquisa de âmbito federal ou estadual, bem como por outras organizações, públicas e privadas, direta ou indiretamente vinculadas à atividade de pesquisa agropecuária.

Para gerir os recursos adicionais do programa, foi criada a Secretaria-Executiva do PAC Embrapa (SEP). Segundo Crestana, com os recursos do PAC Embrapa, já entraram em fase de execução 68 das 140 metas previstas até 2010. Também foi anunciada a criação de três novas unidades de pesquisa da Embrapa, nos estados de Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. Em dezembro, foi comunicada ainda a instalação da Embrapa Macroestratégia, unidade temática que funcionará no Distrito Federal e terá como responsabilidade prospectar cenários e planejar a adequada adaptação da Embrapa ao futuro da pesquisa agropecuária.

V PDE

Também em abril, a Embrapa conheceu os resultados dos workshops, realizados durante o ano de 2007, para a elaboração do V Plano Diretor da Embrapa. O documento apresentou uma novidade em relação aos seus antecessores: uma visão estratégica de longo prazo sobre as atividades da empresa. As estratégias formuladas devem nortear as atividades de pesquisa da empresa até 2023, ano em que a Embrapa completa 50 anos.

"Trata-se de garantir a competitividade e a sustentabilidade da agricultura brasileira, com destaque para a busca de um novo patamar tecnológico em agroenergia e biocombustíveis, para o uso sustentável dos biomas e integração produtiva das regiões brasileiras e para o desenvolvimento de produtos diferenciados", conta o diretor-presidente. "Além disso, temas como mudanças climáticas, nutracêutica e nanotecnologia foram consolidados na agenda de pesquisa", complementa.

Atuação no exterior

Durante o ano, a atuação da Embrapa no exterior se fortaleceu, conforme constata Crestana. A Empresa já contava com pesquisadores nos Estados Unidos, na França e na Holanda, no modelo de Labex (Laboratório Virtual da Embrapa no Exterior). "Com o mesmo modelo, que pressupõe troca de informações, agenda de pesquisas em conjunto, organização de redes de cooperação bilateral e prospecção tecnológica, nos estabelecemos, em 2008, na Inglaterra [o anúncio foi feito em maio] e fechamos com a Coreia do Sul [em novembro] as bases para um novo Laboratório", conta.

Crestana também lembra que a estrutura do escritório instalado em Gana, na África, foi fortalecida. "Inauguramos a instalação física, ampliamos a equipe e consolidamos projetos iniciados em 2006", diz. Um escritório com o mesmo modelo foi instalado em março na Venezuela, com vistas a ampliar a cooperação com a América Latina. "Trata-se de uma agenda de negócios e de transferência de tecnologia", diz.

Ciência para a Vida

Em setembro, a Embrapa realizou em Brasília a sexta edição do Ciência para a Vida. O evento, que é realizado a cada dois anos, é uma oportunidade de mostrar à sociedade o que a Embrapa e instituições de pesquisa têm feito para melhorar a vida no campo e na cidade. "Levamos a mais de 65 mil pessoas o empenho das unidades em fazer cumprir nossa missão, por meio de uma mostra inovadora de tecnologias e da participação de colegas que vieram a Brasília de todas as regiões do País apresentar inúmeros resultados", comentou Crestana.

Os visitantes puderam conhecer tecnologias e inovações em pesquisa agropecuária no Brasil e as perspectivas e desafios da atualidade e do futuro na mostra "O Presente do Futuro", criado pelo diretor artístico Marcello Dantas. A exposição contou ainda com diversas outras atrações como gastronomia, desenho, música, teatro e vitrine de tecnologias. Paralelamente ao evento aconteceu, o I Simpósio sobre Inovação e Criatividade Científica na Embrapa, com participação do sociólogo Domenico de Masi.

Lançamentos

Entre os principais produtos lançados durante 2008 estão o inoculante para a cana, que aplicado na cana-de-açúcar promove o crescimento da planta sem o uso de fertilizante nitrogenado; o inseticida biológico "Ponto.Final."; a "Telinha do Consumidor", totem onde é possível buscar informações sobre qualidade e segurança dos alimentos; uma cultivar de banana com certificado de proteção no Brasil, a BRS Conquista; e uma de feijão-caupi biofortificado, a BRS Xiquexique, além de outras tecnologias.

Perspectivas para 2009

A Diretoria Executiva da Embrapa se diz otimista com relação ao ano de 2009. "Estamos prontos para enfrentar os desafios que surgem para a pesquisa agropecuária", diz Crestana. Segundo ele, a Embrapa está se preparando para isso. "Estamos renovando nosso quadro de pessoal, de forma que possamos continuar respondendo às novas tendências e desafios", diz. "Para 2009, pretendemos, ainda, avançar no estudo e implantação de um novo modelo institucional que permita mais agilidade, flexibilidade e capilaridade à empresa, inclusive no tocante ao estabelecimento de parcerias nacionais e internacionais", prevê. Vitor Moreno (DRT 38057/SP)Eduardo Pinho(MTb 1043-GO)Assessoria de Comunicação Social – Embrapa Telefone: (61) 3448-4039 /3448 4015vitor.moreno@embrapa.breduardo.rodrigues@embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/