09/01/09 |

Sistema agroflorestal é tema de dia de campo em Ribeirão Preto

Enter multiple e-mails separated by comma.

Agricultores da reforma agrária do Assentamento Sepé Tiaraju, em Ribeirão Preto, SP poderão participar de dois dias de campo sobre implantação de sistemas agroflorestais no próprio Assentamento, nos dias 9 e 15 de janeiro de 2009, organizados pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Superintendência de São Paulo.

Conforme João Carlos Canuto, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, "os sistemas agroflorestais – SAFs visam a produção sustentável por serem uma combinação de árvores, arbustos, culturas agrícolas e animais. Além disso, podem ser uma alternativa de renda para as famílias assentadas, confluindo com harmonia o homem e a natureza e fortalecendo a permanência da agricultura familiar no campo".

O pesquisador explica que esse é o principal objetivo da equipe do projeto, que trabalha há três anos com implantações de sistemas agroecológicos, buscando um modelo mais sustentável de produção agrícola nas regiões de Itapeva, Ribeirão Preto e Andradina.

"Muitas das experiências em SAFs nessas regiões têm garantido a sobrevivência dos assentados, além de se tornarem referência científica e social no Estado", diz Canuto.

"Portanto, acredita, é de primordial importância que os trabalhadores rurais se apropriem desta e de outras técnicas agroecológicas para garantir a soberania alimentar e a sustentabilidade do sistema de produção do seu lote, usando o mínimo de recursos externos possível". "Para que isto possa acontecer, é necessário que essas experiências existentes se consolidem e que novas implantações se estabeleçam, melhorando a qualidade de vida dos assentados".

Cristina Tordin Jornalista, MTb 28499 Embrapa Meio Ambiente 19.3311.2608

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/