11/08/09 |

Irecê recebe núcleo de pesquisa para a cultura de mamona

Enter multiple e-mails separated by comma.

A Embrapa Algodão (Campina Grande/PB) está finalizando os acertos para uma grande parceria visando a implantação de um núcleo de pesquisa para a cultura da mamona em parceria com a Prefeitura Municipal de Irecê (BA) e outros órgãos da região. Na semana passada o chefe geral da estatal unidade descentralizada CNPA (Centro Nacional de Pesquisa de Algodão), Napoleão Beltrão esteve com o prefeito José Carlos Dourado das Virgens, com o secretário municipal do meio ambiente, João Gonçalves de Souza e com a secretária de agricultura, Joaci Nunes de Souza.

"A idéia é implantar em Irecê uma unidade avançada da Embrapa Algodão para desenvolver naquela região novas tecnologias e sistemas integrados de produção tendo a manona como um dos componentes principais e com foco na Agricultura Familiar", diz Railda Silveira, da equipe de Comunicação da estatal, que também participou da visita técnica a Irecê.

"A Bahia é hoje o maior produtor de mamona do Brasil, com uma produtividade próxima da media mundial e com mais de 150.000 hectares plantados . A proposta é implantarmos uma vitrine tecnológica permanente em Irecê, que é o centro de comercialização da mamona na Bahia", acrescenta Napoleão.

Segundo o analista Jalmi Guedes, a Embrapa Algodão está negociando uma área de cinco hectares para instalação de uma vitrine tecnológica a ser instalada em parceria com Escola de Agricultura de Irecê (ESAGRI). "Além da mamona deverão ser plantadas todas as cultivares de algodão da Embrapa, além de amendoim, gergelim e mais a cultivar de mamona BRS Energia. "Nas reuniões ocorridas na última semana, foi tratada da possibilidade de se promover, já em setembro, um grande encontro de produtores de mamona na região", lembra Guedes.

Irecê apresenta condições climáticas adequadas favoráveis ao cultivo da mamona e produtores tradicionais em seu cultivo, bem como uma forte rede de comercialização em toda região. Durante a visita, o chefe geral da Embrapa Algodão, Napoleão Beltrão, proferiu uma palestra sobre o Panorama da Mamona no Brasil e no Mundo.

Beltrão ressalta que a Embrapa conta na região de Irecê com o apoio institucional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário (EBDA), com a Secretaria de Agricultura da Bahia e com a Prefeitura Municipal de Irecê. "A Prefeitura esta negociando com outros orgões um Plano de Desenvolvimento para a descompactação dos solos de Irecê, devido ao uso inadequado de grade aradora na região. Neste programa espera-se descompactar pelo menos 15.000 hectares nas áreas de produtores familiares. Além da transferência do conhecimento para a conservação dos solos, via uso de curvas de níveis e calibração de pulverizadores terrestres", detalha o pesquisador.

Dalmo Oliveira  (MTb/PB N.º 0598)Embrapa Algodão (Campina Grande/PB)Contatos: (83) 3182.4361 imprensa@cnpa.embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/