12/08/09 |

Workshop debate a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Enter multiple e-mails separated by comma.

O Workshop Integração Lavoura-Pecuária-Floresta na Embrapa, promovido pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), teve continuidade na tarde de ontem (11), em Brasília. O primeiro painel da tarde foi apresentado pelo técnico Luiz Carlos Balbino, da Embrapa Transferência de Tecnologia, que falou sobre os Resultados do projeto Transferência de Tecnologias para sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. De acordo com ele, os quatro componentes desse projeto de transferência são a Gestão; Organização da informação e das bases conceituais; Capacitação de agentes multiplicadores em iLPF; e as Estratégias de Comunicação e Marketing.

Depois de apresentar os coordenadores regionais envolvidos no trabalho, Balbino falou sobre um dos pilares da iLPF, o treinamento continuado de multiplicadores. "Não adianta só motivar, a transferência de tecnologia tem que ser sistêmica e continuada", destacou. Ele também reforçou a importância da formação de multiplicadores, que devem dominar bem o tema para transmitir as informações aos produtores.

Para viabilizar as ações de capacitação continuada, Balbino ressaltou a importância do planejamento envolvendo a pesquisa e a extensão rural. "Para isso foi criado um Comitê Gestor, que é responsável por levantar parceiros potenciais, sensibilizar os produtores, motivar os multiplicadores, apresentar, discutir e aprovar a proposta com a comunidade, entre outras ações", afirmou.

Como ponto fundamental para o sucesso do projeto, Balbino citou a participação das Unidades Centrais e Descentralizadas da Embrapa, 29 até o momento. Outro instrumento importante para dar mais capilaridade às ações de iLPF, segundo o pesquisador, são as Unidades de Referência Tecnológica (URTs), responsáveis por demonstrar tecnologias e servir de apoio ao treinamento continuado. Já estão funcionando 128 URTs em todos os estados brasileiros, algumas delas aproveitando instalações que já existiam ou em parceria com outras instituições. A meta inicial era a instalação de 82 unidades.

Planos de Ação – O técnico da Embrapa apresentou em seguida os Planos de Ação referentes a cada um dos quatro componentes do projeto de transferência de tecnologias para sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Na área de gestão, ele citou a parceria com a Bunge ; a contratação de consultores ; a produção de vídeos sobre iLPF; a realização de reuniões do Comitê Gestor e Workshops ; a apresentação do Projeto de Lei Política Nacional de iLPF, que está em discussão no Senado ; a padronização de conceitos com MAPA ; e a captação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Com relação à organização da informação e das bases conceituais, destaque para a criação de um banco de dados da iLPF; a elaboração de relatórios eletrônicos de atividades; e a construção da Árvore do Conhecimento da iLPF, uma verdadeira ‘ Floresta do Conhecimento', segundo Balbino, já que utilizará as Árvores do Conhecimento elaboradas pelas Unidades da Embrapa.

Na área de capacitação de agentes multiplicadores em iLPF, Balbino enumerou a implantação e manutenção das URTs; a realização de treinamentos continuados, Dias de Campo e Palestras. Já as estratégias de comunicação e marketing consistem na participação em exposições e feiras; confecção de folders; produção de banner; criação de uma logomarca; reportagens; reorganização do portal; criação de palestras-padrão por Bioma; criação de uma  lista de discussão com membros do projeto e multiplicadores; e definição da identidade visual do projeto, todas atividades em andamento.

Outros painéis apresentados no decorrer da tarde foram os Resultados do projeto Implantação de Boas Práticas Agropecuárias; por Ezequiel Rodrigues do Valle, da Embrapa Gado de Corte; Resultados do Projeto Formação de base silvicultural para expansão de plantios florestais necessários à Matriz de Agroenergia Brasileira, por Jorge Ribaski, da Embrapa Florestas; O Estado da Arte da iLPF na Caatinga, por Pedro Gama, da Embrapa Semi-Árido; Resultados do Projeto Serviços ambientais produzidos pelo sistema agrossilvipastoril  desenvolvido para o Semi-Árido brasileiro,  por Mônica Matoso Campanha, da Embrapa Caprinos, Resultados do projeto Programa de Transferência de Tecnologia sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Caatinga, por Marcelo Renato Alves de Araújo, também da Embrapa Caprinos. O evento prossegue até quinta-feira, no Hotel Saint Paul.

Eduardo Pinho Rodrigues (MTb/GO 1073)Embrapa Transferência de Tecnologia  Contato: (61) 3448-4510eduardo.rodrigues@embrapa.br

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/