13/08/09 |

Autoridades de política agrícola do Haiti visitam Embrapa Hortaliças

Enter multiple e-mails separated by comma.

O sucesso do dia de campo Produção Sustentável de Hortaliças realizado no Haiti, em julho último, quando foram apresentadas aos produtores rurais de Kenskoff, principal região produtores de hortaliças do país, 50 tecnologias de produção e cultivo de hortaliças, gerou ressonância nos órgãos governamentais daquele país e em instituições internacionais de apoio. Exemplo disso foi a visita à Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), na  quarta-feira (12), do diretor-geral Lyonel Valbrun, e do técnico da Divisão de Sementes Emmanuel Prophète, do Ministério da Agricultura, Recursos Naturais e Desenvolvimento Rural do Haiti.

Acompanhados de representantes do Instituto Interamericano para Cooperação em Agricultura (IICA) no Haiti, e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), financiadoras do projeto de cooperação internacional em andamento naquele país, as autoridades haitianas vieram conhecer in loco o trabalho que é desenvolvido pela Embrapa Hortaliças em diversas áreas do conhecimento. Recepcionados pelo pesquisador e assessor para Assuntos Internacionais, Henoque Ribeiro, os visitantes tiveram acesso a uma panorâmica dos materiais e produtos gerados pela Unidade, detalhada pelo chefe-adjunto de Comunicação e Negócios, Warley Nascimento.

Os visitantes também receberam informações sobre as linhas gerais do projeto desenvolvido pela Unidade junto a produtores de Kenskoff, evocadas pelo pesquisador Edson Guiducci, que vem conduzindo os trabalhos na região juntamente com os pesquisadores Nuno Madeira e Francisco Resende, e sobre a revitalização de uma fazenda do ministério da agricultura haitiano com o objetivo de transformá-la em uma unidade de validação de tecnologias brasileiras, atividade capitaneada por Henoque Ribeiro.

Edson Guiducci lembrou as ações que sucederam à fase de reconhecimento das necessidades dos produtores haitianos, em 2006, quando foram instaladas Unidades Demonstrativas em área do Mutirão de Negócios Negros, tradução de Afè Nèg Combit – ANC, e introduzidos 15 materiais do Brasil. Entre esses materiais, destaque para o "ótimo desempenho da ervilha Axé", seguida pela berinjela Ciça, repolho União, cebola Alfa Tropical, as cenouras Alvorada e Brasília, abóbora Brasileirinha, entre outros.

Segundo o pesquisador, a próxima etapa do projeto diz respeito à realização de um evento no Haiti, em âmbito nacional, com a participação tríplice do Brasil, da Argentina e do Chile, em maio de 2010. Na ocasião, serão comparados o desempenho e a adaptação de materiais introduzidos em diversas zonas, com variedades de microclimas.

Antes disso, em outubro de 2009, haitianos terão a oportunidade de participar do IV Curso Internacional sobre Produção Sustentável de Hortaliças, promovido pela Agência Japonesa de Cooperação (Jica), realizado pela Embrapa Hortaliças, e que contemplará este ano alunos de países da América Latina.

Anelise Macêdo – MTb 2749/DF

Embrapa Hortaliças

Contatos:(61) 3385 9109

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/