14/08/09 |

BASF e Embrapa licenciam nova soja tolerante a herbicida para a Coodetec

Enter multiple e-mails separated by comma.

BASF e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) anunciaram na quinta-feira ( 13) , a assinatura do primeiro contrato de transferência de material para sua nova soja tolerante a herbicida para a Coodetec (Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola). A parceria para o desenvolvimento da nova tecnologia foi firmada  em agosto de 2007.

Com o novo acordo, a Coodetec poderá inserir o gene de tolerância a herbicidas em suas variedades de soja,  por meio de técnicas avançadas do melhoramento genético, e oferecendo maior diversificação de sementes ao mercado agrícola nacional.

"É estratégico para nós o acesso a uma tecnologia que é o primeiro produto nacional fruto de transgenia", diz Ivo Carraro, diretor executivo da Coodetec. "Dessa forma, a Coodetec vem somar e fortalecer a agricultura nacional. Estamos procurando cumprir a função delegada pelas Cooperativas de nosso País, de participar ativamente do processo de tecnologia e inovação, que é vital para a competitividade do agronegócio nacional", resume Carraro.

"BASF e Embrapa estão oferecendo uma nova tecnologia desenvolvida no Brasil para outras importantes empresas de semente, como é o caso da Coodetec", ressalta Walter Dissinger, vice-presidente de Proteção de Cultivos da BASF para América Latina. "Os agricultores se beneficiarão do melhor controle de plantas daninhas com menor investimento, resultando em maior produtividade da lavoura. O licenciamento e a transferência da tecnologia BASF e Embrapa para a Coodetec é uma realidade que trará vantagens a todos os elos da cadeia produtiva."

"O uso da biologia avançada, aplicada aos nossos programas de pesquisa em melhoramento genético, é fundamental para que possamos continuar gerando inovação, sempre atentos aos princípios da sustentabilidade", afirma Carlos Eduardo Lazarini, chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, enfatizando também a importância de parcerias que contribuam para que os agricultores brasileiros tenham acesso a alternativas tecnológicas avançadas.

A nova soja tolerante oferecerá aos agricultores mais uma opção no manejo de plantas daninhas, possibilitando o planejamento e controle efetivo de uma gama ampla de tais invasoras. A tecnologia pode reduzir a quantidade de herbicida por hectare necessário para o controle de plantas daninhas e maximizar a disponibilidade de água e nutrientes para as sementes. Este sistema de taxa de baixo uso também auxiliará o produtor a planejar e monitorar o controle de plantas daninhas da soja, reduzindo o consumo de fontes agrícolas no campo. Isto significa menor utilização de maquinário e equipamentos, bem como menor esforço para os agricultores e suas equipes de trabalho.  Trata-se de uma ótima oportunidade de rodízio de sistemas de controle das plantas daninhas.

A proposta de liberação comercial da soja geneticamente modificada tolerante a herbicidas aguarda aprovação da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança). A expectativa da parceria BASF, Embrapa e Coodetec é de que a soja geneticamente modificada tolerante a herbicidas seja disponibilizada aos produtores brasileiros em 2011.

Sobre a Embrapa

O conhecimento gerado pela Embrapa, desde a criação da empresa em 1973, tem sido decisivo  para  o negócio agrícola brasileiro e  para a posição de destaque que o Brasil hoje ocupa no cenário agrícola mundial. O Brasil e a Embrapa são referências em tecnologias para a agricultura tropical. O país é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários e as projeções indicam que também será, em pouco tempo, o principal pólo mundial de produção de biocombustíveis, feitos a partir de cana-de-açúcar e óleos vegetais. Graças à essa posição no cenário mundial, o país passou a influir decisivamente no preço e no fluxo de alimentos e outras commodities agrícolas.

A visão de futuro, o forte  investimento na formação de recursos humanos e a capacidade de estar em sintonia com o avanço da ciência fazem com que a Embrapa possa contribuir para que o Brasil esteja posicionado na fronteira do conhecimento, em temas emergentes como agroenergia, créditos de carbono e biossegurança e em áreas como biotecnologia, nanotecnologia e agricultura de precisão. No caso específico da biotecnologia, a atuação da Embrapa tem sido fundamental tanto no desenvolvimento de produtos e processos quanto em planejamento e avaliação de riscos.

Sobre a Coodetec

A Coodetec é uma empresa com base tecnológica voltada à agricultura, 100% nacional e de propriedade exclusiva dos 185 mil agricultores filiados as 36 mais destacadas Cooperativas de Produção do País. A Cooperativa nasceu da preocupação dos agricultores em desenvolver estrategicamente suas próprias tecnologias e cultivares de soja, trigo e híbridos de milho. Tudo começou em 1974, quando a Ocepar - Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, criou seu Departamento de Pesquisas, voltado ao desenvolvimento e pesquisa de novas variedades e híbridos. Em 1995, as Cooperativas decidiram ampliar o projeto, criando a Coodetec - Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola -, que absorveu os trabalhos e o acervo genético até então desenvolvidos. Com esta mudança, tornou-se possível a associação de cooperativas de qualquer estado brasileiro e hoje a Coodetec conta com associadas de SP, GO, MS, SC e RS além das paranaenses que lhe deram origem.Ao longo dos anos, mais de uma centena de novas variedades CD foram lançadas no mercado brasileiro e latino-americano, conquistando para a Coodetec liderança nacional no plantio de trigo e soja e expressiva participação no competitivo mercado de híbridos de milho.

Sobre a BASF

A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura e química fina até petróleo e gás natural. Como uma parceira confiável, a BASF ajuda seus clientes de todas as indústrias a atingir ainda mais o sucesso. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a BASF tem um papel importante para encontrar respostas a desafios globais como proteção climática, eficiência energética, nutrição e mobilidade. A BASF conta com aproximadamente 97.000 colaboradores e contabilizou suas vendas em mais de 62 bilhões de euros em 2008. As ações da BASF são atualmente negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com. - As vendas na América do Sul totalizaram aproximadamente €2.99 bilhões de euros em 2008 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás)- Na América do Sul, a BASF contava com mais de 5.000 colaboradores em 31 de dezembro de 2008

Mais informações:

Embrapa  – Marita Cardillo +55 11 61 3448-4207 ou  +55 11 3340-7015email: marita.cardillo@embrapa.br

Coodetec – Violar Sarturi +55 45 3326 9375 ou +55 45 9934-8822email: violar@vscomunicacao.com.br/ violar@uol.com.br

BASF – Marina Galvão/ Joelma Amaral Tel. +55 11 3043-2326/2919email:marina.galvao@basf.com/ joelma.amaral@basf.com

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/