11/07/08 |   Agroindustry

Prosa Rural - Tomate Cereja: consumidor indica melhor variedade

Enter multiple e-mails separated by comma.

Julho/2008 - 2ª semana - Região Centro-Oeste/Sudeste
Setembro/2008 - 3ª semana - Região Sul

O tomate cereja é mais conhecido pelo formato pequeno e pela coloração vermelha e uniforme que lembra uma cereja. No entanto, há uma grande variedade de cores, formatos e texturas que também são apreciadas pelo sabor e pela versatilidade para ornamentação de pratos. A boa receptividade do produto levou pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ) a pesquisar os melhores acessos para cultivo orgânico e quais os mais aceitos pelo consumidor. Os resultados serão apresentados no Prosa Rural, o programa de rádio da Embrapa.

O Departamento de Fitotecnia da UFRRJ pesquisou mais de 40 acessos de tomate cereja submetidos a diferentes tratamentos em sistemas orgânicos. De acordo com o professor Antônio Carlos de Souza Abboud, da UFRRJ, o tomate é uma das culturas mais suscetíveis ao ataque de pragas e doenças e por isso recebe elevadas cargas de defensivos. A busca pelo orgânico é uma forma de contornar esse problema e ter uma alternativa no mercado.

Dos 40 acessos selecionou-se os 10 melhores para análise sensorial na Embrapa. Um grupo de provadores treinados e mais 100 consumidores avaliaram os tomates em função do aroma, sabor, textura e aparência (cor, forma, tamanho).

Nessa fase, classificaram-se o ENAS 1031 e o ENAS 1029. O primeiro, fonte de vitaminas A, B e C e de sais minerais como fósforo, ferro e potássio, tem formato oblongo e coloração vermelha, mas destaca-se em relação ao segundo pelo elevado teor de licopeno, substância antioxidante que combate aos radicais livres que alteram o DNA e podem desencadear processos cancerígenos.

"Com base nessas informações podemos selecionar com mais segurança os acessos com melhor desempenho agronômico e nutricional e também com maior potencial de comercialização", afirma a pesquisadora Rosires Deliza, da Embrapa Agroindústria de Alimentos. A próxima etapa da pesquisa será o investimento em cruzamentos para obter-se novas cultivares acessíveis aos produtores.

 

Região Centro-Oeste/Sudeste

Região Sul

 

Soraya Pereira da Silva (MTB 26165/SP)
Embrapa Agroindústria de Alimentos

Press inquiries

Phone number: (21) 3266-9737

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/

Find more news on:

2008