Notícias

19/06/17 |   Comunicação

Embrapa Hortaliças abre agenda para inscrição no programa Embrapa & Escola

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paula Rodrigues

Paula Rodrigues -

De junho até novembro, a vitrine de tecnologias da Embrapa Hortaliças vai receber visitas constantes de um público curioso e interessado: os estudantes de escolas públicas e privadas no Distrito Federal e Entorno que participam das atividades do programa institucional Embrapa & Escola.

Com o objetivo de aproximar as crianças do universo da ciência e da pesquisa agropecuária, o projeto baseia-se em ações educativas para fortalecer os laços entre o ambiente urbano e o mundo rural. “Nós buscamos incentivar hábitos alimentares mais saudáveis, ao explicar a importância de consumir hortaliças, e também abordamos a necessidade de produzir alimentos com sustentabilidade para preservar o meio ambiente”, explica o técnico Orébio Oliveira, coordenador do programa.

Voltada para crianças com idade entre 7 e 12 anos, a programação tem início com uma palestra sobre o processo tecnológico por trás do desenvolvimento e do cultivo de hortaliças, que são alimentos ricos em vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes para a saúde. De acordo com Oliveira, nessa etapa também entram atividades lúdicas para testar o conhecimento dos alunos: em um simples jogo com imagens é possível constatar que há hortaliças totalmente desconhecidas pelas crianças.

“As respostas são certeiras quando mostramos imagens de alface, tomate, batata ou cebola. Com exceção dessas hortaliças, os palpites começam a falhar. Já teve criança pensando que rabanete era uva”, comenta Oliveira ao contar outra interação: “pergunto se alguém já subiu em árvore para pegar cenoura e a grande maioria cai na pegadinha dizendo que sim. Depois, descobrem que cenoura fica embaixo da terra e tudo vira um grande aprendizado em forma de brincadeira e descontração”.

Na apresentação, os alunos também aprendem sobre desenvolvimento sustentável, dados da produção de hortaliças no país, e um assunto que sempre chama a atenção: o cruzamento entre duas plantas em laboratório que resulta na formação de um híbrido. Após a palestra, os alunos visitam os campos experimentais para conhecer a vitrine de tecnologias, onde estão cultivadas mais de vinte espécies de hortaliças. Oliveira conta que, nesse momento, as crianças ficam encantadas com as plantas e os frutos porque, no geral, elas têm pouca noção do caminho percorrido da pesquisa e do laboratório até o campo e a mesa.

Agendamento

As escolas interessadas em participar do projeto devem se inscrever por meio de um formulário eletrônico - https://www.embrapa.br/hortalicas/embrapa-escola. Cada visita contempla, no máximo, 70 crianças. Portanto, se as turmas forem numerosas, é necessário agendar mais de uma excursão. As visitas são gratuitas e possuem duração aproximada de duas horas.

Sobre o programa Embrapa & Escola

Em 2017, completa duas décadas que a Embrapa Hortaliças integra o programa corporativo Embrapa & Escola, que tem o objetivo de popularizar a ciência entre o público infanto-juvenil a partir de visitas técnicas de estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares aos campos experimentais da Empresa. No último ano, a Embrapa Hortaliças recebeu 32 escolas, o que totaliza cerca de 1.300 alunos.

Na visitação, ao longo das atividades propostas, os estudantes recebem publicações, como o Almanaque Horta & Liça, com histórias em quadrinhos e passatempos. Além dos exemplares distribuídos nas visitas presenciais, o Núcleo de Comunicação Organizacional atende pedidos de instituições de ensino, projetos sociais, ONGs e secretarias de educação de todas as regiões do país. Somente no ano passado foram enviados mais de 13 mil almanaques para contribuir com atividades pedagógicas relacionadas à conscientização alimentar e ambiental.

Paula Rodrigues (MTB 61.403/SP)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385.9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

hortalicasvisitaalimentacao-saudavelescola