12/09/11 |   Agroecologia e produção orgânica

Prosa Rural - Sistema de produção integrada de abacaxi

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Setembro/2011 - 3ª semana - Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

O sistema de produção integrada de abacaxi tem como fundamentos as boas práticas agrícolas, a redução dos impactos ambientais e a promoção do bem-estar social dos empregados. A Produção Integrada (PI) de Abacaxi começou no estado de Tocantins, em 2004, sob a coordenação da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA). Em decorrência dos bons resultados, o modelo desenvolvido e praticado na região está sendo transferido para outros estados. O pesquisador Aristóteles Pires de Matos é o convidado do Prosa Rural desta semana para falar sobre esta tecnologia.

"A  produção integrada de abacaxi é um sistema que visa a sustentabilidade, ou seja, a proteção ambiental; a produção de frutos sadios, limpos, com resíduos de agrotóxicos dentro ou abaixo dos limites exigidos, se não forem totalmente limpos; e com a preocupação social com o trabalhador", destaca Matos durante sua participação no programa.

A racionalização do uso de fertilizantes e de agrotóxicos é uma das grandes vantagens do sistema, que tem no manejo de pragas um elemento muito importante. Depois da análise do solo e da correta adubação, os produtores que aderiram ao sistema no estado de Tocantins tiveram redução de 28% na quantidade de nitrato/uréia, 25% na quantidade de superfosfato simples e de 43% na de cloreto de potássio. Quanto aos agrotóxicos, houve redução de 50% no uso de herbicidas, 37% no uso de inseticida e 20% no uso de fungicidas.

"É uma redução bastante significativa. Além disso, o uso de herbicidas hoje, neste sistema, é somente em pós-emergência, enquanto que no cultivo convencional usa-se também em pré-emergência, o que não é permitido na produção integrada", afirma o pesquisador.

Saiba mais sobre o sistema de produção integrada de abacaxi ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Texto: Maria Clara Guaraldo – MTb 5027 – JP/MG

 

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (75) 3312-8076

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2011agrotins-2020

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Prática agropecuária: Outras práticas agropecuárias