24/05/10 |   Agroindustry  Plant production

Prosa Rural - Sorgo sacarino: alternativa para a produção de etanol

Enter multiple e-mails separated by comma.

Maio/2010 - 4ª semana - Região Centro-Oeste/Sudeste e Região Sul

O sorgo sacarino é uma planta forrageira com alta produção de biomassa verde, que pode atingir até quatro metros de altura, com produtividade média de 60 toneladas por hectare. Essa planta tem uma característica particular, pois possui colmos suculentos, ricos em caldo que é, por sua vez, rico em sacarose. Ao passar as plantas em moendas, engenhos tradicionalmente utilizados para cana, é possível extrair caldo semelhante ao da cana-de-açúcar, que pode ser utilizado tanto para a produção de etanol quanto de aguardente.

No Prosa Rural desta semana, o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG), Rafael Parrella, fala sobre o uso do sorgo sacarino como alternativa para a produção do álcool combustível.

O sorgo sacarino, antes de seu florescimento, tem aparência semelhante à cana-de-açúcar, por isso no Nordeste é chamada de "cana de semente". Segundo Parrella, em relação à cana-de-açúcar, o sorgo sacarino é uma planta de ciclo mais rápido - em torno de 120 dias, tem menor exigência hídrica e nutricional, sendo bastante tolerante à seca, além de ser uma cultura que pode ser totalmente mecanizada, desde o plantio à colheita.

"O bagaço obtido após a extração do colmo é de excelente qualidade quando comparado ao da cana-de-açúcar, pois é de digestibilidade grande, sendo recomendado para alimentação animal e também para o processo de destilação das caldeiras", destaca o pesquisador durante a entrevista concedida ao Prosa Rural.

Como recomendação ao produtor para o plantio da cultura, Parrella orienta a obtenção de sementes de qualidade, de preferência adquiridas de empresas idôneas. "Na hora do plantio, deve-se regular bem a semeadora para que o solo receba o número de sementes adequado. A profundidade de plantio deve variar entre 3 a 5 centímetros, o espaçamento entre fileiras deve ser entre 70 a 90 centímetros e a  densidade do plantio de, no máximo, cem mil plantas por hectare", destaca.

Quem também participa do Prosa Rural desta semana é o produtor rural Eduardo Malmann, de São Vicente do Sul, no Rio Grande do Sul que, há três anos, planta sorgo sacarino para a produção do álcool combustível.

Saiba mais sobre o uso do sorgo sacarino como alternativa para a produção de etanol no Prosa Rural desta semana. O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Centro-Oeste/Sudeste

Região Sul

 

Marina Torres
Embrapa Milho e Sorgo

Press inquiries

Phone number: (31) 3027-1223

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/

Find more news on:

2010