Processamento da carne suína

O papel de pesquisa da Embrapa junto à indústria tem sido no apoio à incorporação de boas práticas, tanto para a produção quanto para a segurança dos alimentos e também subsidiando política públicas que garantam a melhoria do produto brasileiro.

Um exemplo desse apoio está na atuação da Embrapa Suínos e Aves em projetos de pesquisa para revisão e modernização do sistema de inspeção de suínos e de frango de corte, além de projetos que visam a redução da ocorrência de Doenças Transmitidas por Alimentos e mitigação do risco de doenças que afetam não só os rebanhos, mas o consumidor final, seja ele brasileiro ou dos países importadores.

Outra atuação ocorre na vigilância, principalmente em suporte ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a laboratórios credenciados na validação e desenvolvimento de técnicas de diagnóstico e pesquisa de doenças de apoio à defesa sanitária animal. Todo esse esforço é realizado junto à indústria e ao governo para garantir ao Brasil um padrão sanitário de excelência, que permite exportar nossos produtos em dezenas de países em todos os continentes.

Controle de Salmonella

A Salmonella é uma bactéria comum aos homens e aos animais, amplamente distribuída na natureza, capaz de sobreviver por longos períodos na presença de matéria orgânica e umidade. É por isso que a adoção de medidas de controle de salmonela em atividades intensivas como a suinocultura é um grande desafio.

Sabia mais

Qualidade da matéria-prima

A qualidade da matéria prima que vem do campo é fundamental para a obtenção de produtos cárneos de qualidade na indústria, incluindo os produtos comercializados frescos e os processados. A noção de qualidade de carne suína tem abordagem multifatorial, com aspectos que podem ser classificados em categorias, incluindo qualidade sensorial, valor nutricional e qualidade tecnológica. O papel da pesquisa é fundamental no desenvolvimento de soluções tecnológicas relacionadas ao manejo, alimentação e nutrição dos animais, os quais, aliados às características genéticas específicas dos rebanhos influenciam diretamente a composição da carne e as alterações bioquímicas inerentes à transformação do músculo em carne, que impactam as características sensoriais, o valor nutricional, as perdas durante o preparo ou industrialização e a estabilidade dos produtos durante a vida de prateleira.

Transporte pré-abate

A adoção de recomendações e práticas que atendam o bem-estar animal no momento do embarque garante que o produto final tenha qualidade e segurança. Os procedimentos são adotados por produtores e transportadores e minimizam riscos de perdas econômicas e melhoram as condições de trabalho, proporcionando efeitos positivos para o bem-estar dos animais e das pessoas envolvidas no  ambiente de trabalho.

A busca pela qualidade da carne continua durante todo o processo de transporte dos animais da granja para a indústria de processamento,  obedecendo procedimentos de bem-estar durante o trajeto e o desembarque. As normas e procedimentos dentro do sistema também são decisivos para a qualidade da carne final.