Netflora Netflora

  •  

    Apresentação

    O Netflora é uma metodologia desenvolvida pela Embrapa Acre, com o apoio do Fundo JBS pela Amazônia, que utiliza algoritmos treinados com Inteligência Artificial (IA) para o manejo sustentável de florestas, em localidades específicas da Amazônia.
    A metodologia conta com um banco de dados de 40 mil hectares de floresta, mapeados com uso de drones, para treinamento dos algoritmos. Com base em informações botânicas, contidas em imagens aéreas (ortofotos) das áreas mapeadas, o algoritmo é capaz de considerar espécies florestais com valor econômico e indicar sua localização na floresta, com alto grau de precisão. As informações geradas como resultado do aprendizado possibilitam a realização do inventário florestal com maior agilidade e eficiência e menor custo.
    Disponível no repositório do GitHub, o Netflora pode ser facilmente acessado por meio do Notebook Colab  simplificado, uma plataforma colaborativa e gratuita, baseada na nuvem oferecida pelo Google, e executado em computadores com disponibilidade de rede de internet.
    Dirigida a empresas do setor florestal, profissionais de instituições de ensino e pesquisa, associações agroextrativistas e órgãos ambientais que atuam no monitoramento da atividade florestal, entre outros públicos, a metodologia aumenta a automatização no planejamento de inventários preliminares e pode contribuir com o monitoramento de sistemas de manejo florestal de precisão na Amazônia, além de fornecer informações para estudos sobre diferentes aspectos do ambiente florestal.

     

Algoritmos Algoritmos

  •  

    Açaí

    O algoritmo ACAI_Embrapa00 é a primeira versão do algoritmo com pesos treinados para o reconhecimento do açaí-solteiro (Euterpe precatoria Mart.) nas fases fenológicas vegetativa (sem cachos) e produtiva (com cachos) para as regiões do Acre, Rondônia e sul do Amazonas. Vale lembrar que em outras regiões as chances de erros aumentam.
  •  

    Palmeiras

    O algoritmo PALMEIRAS_Embrapa00 é a primeira versão do algoritmo com performance para reconhecimento de nove espécies de palmeiras e a fase fenológica produtiva do açaí-solteiro, para as regiões do Acre, Rondônia e sul do Amazonas.
    Espécies que podem ser identificadas pelo algoritmo: açaí-solteiro (Euterpe precatoria Mart.); paxiúba (Socratea exorrhiza (Mart.) H. Wendl.); buriti (Mauritia flexuosa L.f.); jaci (Attalea butyracea (Mutis ex L.f.) Wess Boer); ouricuri (Attalea phalerata Mart. ex Spreng.); murmuru (Astrocaryum ulei Burret); tucumã (Astrocaryum aculeatum G.Mey.); inajá (Attalea maripa (Aubl.) Mart.); patauá (Oenocarpus bataua Mart.) e bacaba (Oenocarpus bacaba Mart.).