Abertura

Conteúdo atualizado em: 24/01/2022

 

 

A pera apresenta algumas contradições no Brasil, tanto em relação à produção quanto a consumo. Trata-se de uma das principais culturas de clima temperado, sendo a terceira mais consumida e a mais importada, justamente porque não existe uma produção nacional expressiva. Hoje ela se mantém em pouco mais do que 10% das necessidades de consumo e por isso quase toda a pera disponível nos mercados brasileiros é de fora.

O consumo atual no Brasil supera as 150 mil t/ano, e a maior parte das frutas vêm da Argentina, EUA, Uruguai e Chile, com pequenas variações na oferta de ano para ano, em função das regras de mercado. A expectativa de consumo interno é ainda mais promissora, podendo chegar facilmente a 300 mil t/ano. Há, portanto, um grande espaço para se produzir pera no Brasil, no que estas orientações aqui disponíveis devem ser de grande valia, especialmente, aos produtores rurais e técnicos do setor.  

A Árvore do Conhecimento da pera oferece informações sobre a produção de pera, abrangendo as fases de pré-produção, produção e pós-produção, além do acesso a recursos de informação na íntegra.