Abertura

Conteúdo atualizado em: 24/01/2022

 

Foto: Waldir Silva

Plantio de pupunha.

A pupunheira (Bactris gasipaes Kunth. var. gasipaes Henderson) é uma palmeira com ocorrência natural desde Honduras, na América Central, até a Região Norte do Brasil. Esta espécie é uma planta perene que  apresenta algumas vantagens para o cultivo destinado à produção de palmito como: precocidade de corte, perfilhamento abundante, boa palatabilidade, ausência de oxidação do palmito produzido (escurecimento) e alta produtividade.

A cultura da pupunheira, além do potencial produtivo e excelente opção de renda para o agricultor pode, também, ter função ecológica importante, devido atender à demanda de palmito, aliviando a pressão sobre o extrativismo que tem sido observado na exploração do palmito oriundo do palmiteiro ou juçara (Euterpe edulis).  Por essas características, a pupunheira pode, também, ser cultivada no âmbito da agricultura familiar, em sistema de monocultivo  ou em consórcio  com outras culturas, o que a torna sustentável do ponto de vista socioeconômico.

A Árvore do Conhecimento Pupunha oferece informações sobre a produção de Pupunheira para Palmito, abrangendo as fases de pré-produção, produção e pós-produção.